Alunos da rede participam dos mil dias para a Copa

15 de set de 2011 - dev

Em clima de contagem regressiva, os alunos da rede municipal de Salvador participam nesta sexta-feira (16), da programação especial que marca os mil dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, no Pelourinho, a partir das 9 horas. Estudantes das Escolas Municipais Abrigo do Salvador e Cônsul Schindler, que participam do projeto Karatê na Escola, farão apresentação de Katá (representação de movimentos baseados em formas de combate) e Kumitê (método de treinamento em que duas pessoas se enfrentam mostrando as técnicas adquiridas).

A cerimônia de celebração, que é um marco importante para todo o país e será realizada em todas as sedes brasileiras, também terá a apresentação das alunas das Escolas Municipais Senhor do Bonfim e Francisco Leite, que participam do projeto Ginástica Rítmica na Escola.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) também inicia nesta sexta-feira a série de palestras sobre a História da Copa do Mundo para os alunos da rede, às 14h30, na Casa do Benin, no Pelourinho. A primeira unidade a ser beneficiada é a Municipal Milton Santos.

As próximas unidades a participarem do evento são as Municipais Antonio c Professor Arististes Novaes, Dr. Orlando Imbassay, Ricardo Pereira, Artur de Sales, Vila Vicentina, dentre outras. As palestras são coordenadas pelo Programa de Educação Esportiva da Secult e acontecerão nas escolas durante todo ano letivo.

Contagem regressiva – Salvador celebrará com uma programação especial a contagem regressiva dos mil dias que faltam para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Durante o evento, aberto ao público, autoridades, grupos culturais e sociedade civil estarão reunidos para comemorar este importante marco.

A partir das 7h, um dos pontos mágicos de Salvador, o Dique do Tororó, será agraciado com apresentações artísticas, rodas de capoeira, baianas, entre outros ícones da cultura baiana. Em seguida, será acionado um relógio regressivo para a Copa, que ficará em frente à Arena Fonte Nova.

Após as atividades no Dique, por volta das 9h30, os responsáveis pela Copa nos âmbitos estadual e municipal seguem para o Pelourinho, maior cartão postal de Salvador, que também será palco das comemorações dos mil dias. Lá, será firmada uma parceria entre poder público e entidades da sociedade civil, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Associação Baiana de Imprensa (ABI), entre outros. Estão previstas, ainda, apresentações musicais e esportivas no Terreiro de Jesus e em ruas do Centro Histórico.