Alunos das escolas municipais de Salvador são selecionados para o Projeto ‘Era uma vez… Brasil’

26 de jun de 2017 - Publicidade

Em sua segunda edição, projeto levará alunos da rede pública de Salvador e Mata de São João para um intercâmbio em Portugal 

Uma viagem de dez dias à Europa para ampliar o conhecimento sobre as origens do Brasil. Essa é a proposta do ‘Era uma Vez… Brasil’, projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino que acontece pelo segundo ano consecutivo nas cidades de Salvador (BA), Mata de São João (BA), Lençóis Paulista (SP), Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE). Neste ano, 46 alunos das escolas municipais de Salvador foram selecionados para participar da segunda etapa do projeto – intitulada “Campus Criativo”.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), os alunos da rede municipal seguiram na manhã desta segunda-feira (26) para a Escola Maria Odília Vasconcelos, em Mata de São João, onde participarão até 2 de julho, em período integral, de oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. A etapa final do projeto é a viagem, em novembro, quando os estudantes terão a oportunidade de percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural em Lisboa – Portugal.

Foto: Diego Leon

PROJETO_ O tema do projeto é a chegada da família real e da corte portuguesa ao Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Criado pela Origem Produções, empresa de consultoria e gestão de projetos criativos fundada em 2007, o ‘Era uma Vez… Brasil’ é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.

O projeto compreende três etapas. Além do Campus e da viagem, a primeira etapa, eu em 2017 foi realizada entre maio e junho, é direcionada à capacitação dos professores de História. Docentes de Salvador e Mata de São João participaram de seis encontros com atividades como rodas de conversa, oficinas e workshops que estimularam professores a propor em sala atividades culturais e de pesquisa e leitura, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos com a temática do projeto.

Nessa segunda edição, o número de estudantes inscritos foi quatro vezes maior que em 2016. São mais de 62 escolas municipais mobilizadas na Bahia, sendo 18 em Mata de São João e 44 em Salvador. “O projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

VIAGEM_Em 2016, cem estudantes brasileiros, entre eles 17 da rede pública municipal de Salvador, foram ciceroneados pelo próprio Laurentino Gomes durante dez dias de vivências na Europa. O intercâmbio incluiu roteiros culturais – que percorreram pontos relevantes para a história Portugal-Brasil como Terreiro do Paço, Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, além de visita a mais de 23 museus, bibliotecas e escolas de Lisboa.

“É emocionante participar desse projeto e observar esses jovens, alunos de escolas públicas, tendo a oportunidade de conhecer diversos monumentos e ter aula enquanto fazem turismo. O ‘Era Uma Vez… Brasil’ tem um importante significado social e acredito que nenhum dos estudantes vai voltar para casa da mesma forma. É importante que eles assumam a responsabilidade de mudar e transformar suas famílias, a comunidade onde vivem, o município. O Brasil precisa muito disso”, destaca o escritor Laurentino Gomes.

O Era Uma Vez… Brasil tem patrocínio da instituição de Ensino Superior Estácio e do Tivolli Eco Resort, ambos pelo segundo ano consecutivo, e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. O projeto conta ainda com parceria das Prefeituras Municipais de Salvador e de Mata de São João, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura e Instituto Camões.

Confira as Escolas Municipais que participam da segunda etapa do programa:

Escola Municipal Teodoro Sampaio, Santa Cruz

Escola Municipal Hildete Lomanto, Garcia

Escola Municipal Amélia Rodrigues, Tororó

Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, Ilha Amarela

Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, São Cristóvão

Escola Municipal Elysio de Athayde, Cajazeiras

Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, Matatu

Escola Municipal Dois de Julho, Trobogy

Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão de Sá, Paripe

Escola Municipal Pirajá da Silva, Liberdade

Escola Municipal Alfredo Amorim, Ribeira

Escola Municipal Alexandre Leal Costa, Nazaré

Escola Municipal de Plataforma, Plataforma

Fonte: ViaPress e Origem. http://www.eraumavezbrasil.com.br/