Alunos de Escola Municipal Amai Pro lançam canal no YouTube

29 de out de 2018 - Jornalismo

“Adoro me apresentar, gosto de gravar vídeos para as crianças, quando crescer quero ser atriz”. As palavras são de Grazielle do Carmo Ferreira, de sete anos, uma das alunas da Escola Municipal Amai Pro, situada no bairro de Campinas de Pirajá, que fazem parte do projeto “Criança Mix”. Trata-se de um canal no YouTube com vídeos produzidos pelos alunos, a partir das vivências pedagógicas em sala de aula.

Desenvolvido sob orientação das professoras Edineusa Cardoso de Melo, de artes, e Gedalva da Paz, de expressão corporal, o projeto conta com a parceria de João Emi da Paz, editor e produtor musical. O canal foi lançado oficialmente no dia 19 de outubro, em uma solenidade na Escola. “O projeto tem objetivo de estimular o prazer das crianças para leitura, escrita, produção autoral e autonomia por meio de apropriação das diversas linguagens”, explica a professora Edineusa. De acordo com ela, o canal proporciona o desenvolvimento contínuo de capacidades artísticas por meio do uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Ela ainda ressaltou que o que estão fazendo na escola é para que as crianças tenham uma formação mais plena e diversificada. “Nossos alunos estão sendo preparados para produzir e compreender discursos, formar opinião, serem críticos, e serem futuramente jovens e adultos participativos que contribuam para que nossa sociedade de fato mude”.

Segundo a professora Gedalva, as crianças estiveram o tempo todo envolvidas na construção dos vídeos, juntamente com as professoras. “Cada criança escolheu um tema. Juntos pesquisamos o que elas gostariam de apresentar no canal, trabalhamos com elas a parte corporal, de como se apresentar em frente às câmeras, a fala, os gestos. Elas pegaram numa rapidez incrível e o resultado pode ser conferido no nosso canal”.

A operadora de telemarketing, Katiana Fogaça, mãe da pequena Grazielli, estava emocionada e agradecida à escola por proporcionar esse momento mágico de interação com aprendizado para as crianças. “Eu estou emocionada desde o início é muito difícil à gente ver esse tipo de ação. É muito gratificante ver esse trabalho, desde o grupo três que ela já sabe ler e hoje até já ensina para os irmãos em casa. É muito rico. Só tenho a agradecer a escola e a Deus por ter me dado esse momento de ver minha filha assim, interagindo e envolvida com a escola, com os trabalhos e com os amiguinhos.”

A diretora Ivanilza Alves destaca ainda outras atividades desenvolvidas na escola, como o Sexta Show, onde as crianças se apresentam mostrando os seus talentos e culminando os trabalhos realizados em sala de aula. “A gente vem realizando esse trabalho há 15 anos e as crianças ficam na expectativa para que esse dia chegue pois para elas a escola é vida. Aqui elas se sentem acolhidas e quando se traz algo que é da realidade delas, como a internet e que elas se sentem protagonistas disso, se sentem valorizadas, estimuladas e começam acreditar no poder que elas têm. Por isso tenho muita gratidão e a certeza que só a educação pode mudar o mundo e esse canal veio para somar ainda mais na interação desses pequenos”.

A cerimônia de lançamento do “Criança Mix” foi conduzida pelos os apresentadores mirins Renam Ferreira dos Santos e Grazielle do Carmo Ferreira, ambos de sete anos. Houve exibição dos vídeos já produzidos e a encenação da peça teatral “O casamento da Dona baratinha e seu Ratão”.

No final do evento, a turma fez uma homenagem a professora Edineusa com flores e um certificado de mérito por 17 anos de dedicação à escola. Em seguida, a banda mirim de percussão da escola fez uma apresentação de música.

Para acessar o canal “Criança Mix” é necessário entrar no Youtube, lá vão estar expostos todos os vídeos produzidos pela criançada.
Acesse: www.youtube.com/channel/UC4gLfmrhB_o7gJkW9YrdlsA