Alunos de Pernambués realizam plantio e despertam consciência ambiental

19 de jul de 2018 - Jornalismo

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) CSU de Pernambués promoveu, nesta quarta-feira (18), atividades para estimular lições sobre preservação ao meio ambiente e consciência ambiental. A ação faz parte do projeto “Jogue Limpo com a Natureza” – uma parceria com a Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), o Centro Social Urbano do Bairro (CSU) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os pequenos estudantes participaram do plantio de árvores frutíferas no espaço do CSU, um ambiente multidisciplinar frequentado pelas crianças da escola, idosos que são atendidos no Centro e também pela comunidade.

O trabalho, que vem sendo construído desde o ano passado em parceria com Centro Social Urbano de Pernambués, tem o objetivo de trazer a conscientização para as crianças e de mostrar como é importante preservar o meio ambiente e a natureza. “É um trabalho feito a várias mãos. No ano passado, começamos a desenvolver esse projeto e vimos que tínhamos um espaço amplo e aberto para fazer o plantio de árvores. Se as crianças não tiverem essa consciência ambiental agora, futuramente não terão árvores para sombra, colher bons frutos e ajudar o meio ambiente a se desenvolver, e todas elas estavam ansiosas para pôr a mão na massa”, disse Carla Paiva, diretora do CMEI.

Sessenta e três alunos participaram do plantio das mudas de mangueira, cajá, araçá e jabuticaba. Antes de começarem, as crianças tiveram uma aula sobre consciência ambiental. Em grupos, os alunos tiveram a oportunidade de plantar as mudas orientados pelos biólogos da Secis, que também explicaram as características de cada espécie. “Elas aprenderam aqui o que cada planta necessita para sobreviver, além de conhecerem um pouco mais sobre cada árvore e de quanto tempo elas precisarão para crescer e começar a dar frutos”, explicou a bióloga Elaine Souza.

Para Vânia Bonfim, mãe do aluno Ícaro Lucas, de 5 anos, esse momento foi especial. “É importante saber que ele aprendeu a cuidar da natureza, como se planta, como evitar o desmatamento e preservar o meio ambiente. Com certeza ele vai levar isso para o resto da vida. Experiência e aprendizado ninguém tira”, concluiu ela.

Além de ser utilizado como área de lazer da comunidade, o espaço no Centro Social Urbano serve como local de atendimento aos idosos que participam de atividades laborais e de cidadania. De acordo com a coordenadora do CSU, Rose Rian, esse projeto vai trazer mais interação com a comunidade, que já aproveita os espaços do local para fazer exercícios e ter momentos de relaxamento. ”Percebemos que não tínhamos muito verde em nosso pátio e agora, com o plantio dessas árvores, a população pode esperar um espaço mais arborizado, com sombra e com mais natureza”, finalizou.