Alunos de sete escolas municipais viajam nesta segunda (6) para Portugal

06 de nov de 2017 - Publicidade

Dez alunos de escolas municipais de Salvador viajam nesta segunda-feira (6) para Portugal. Eles foram vencedores  do ‘Era uma Vez… Brasil’, um projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública de ensino. Serão dez dias de intercâmbio, visitando cidades como Lisboa e Sintra e refazendo os caminhos da família real e da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. No total, 16 estudantes baianos participarão da experiência, que começa às 20h de hoje no guichê da TAP, no aeroporto Luiz Eduardo Magalhães.

Os estudantes da rede municipal que representarão a Bahia na viagem são: Ítalo dos Santos, Luís Fabiano Silva e Nataly dos Santos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues, no Tororó; Mariene Marques e Ednei William dos Santos, da Escola Municipal 2 de Julho, no Trobogy; Sabrine de Almeida, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão; Gabriel da Silva, da Escola Municipal Hildete Lomanto, em Fazenda Garcia; Ingridy da Graça, da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira; Herbert Santos Ramos, da Escola Municipal Alexandre Leal; e Gabriel de França, da Escola Municipal Olga Figueiredo, em Cosme de Farias.

O projeto teve seis meses de atividades realizadas em duas etapas, nas quais os alunos passaram por oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, história em quadrinhos e capoeira. “Nas etapas iniciais pudemos trabalhar desde a formação dos professores envolvidos até a convivência dos alunos em um ambiente de trabalho coletivo. Agora, nessa etapa final, eles poderão vivenciar o que os livros contatam nas histórias dos reis e rainhas em Lisboa, em uma conexão entre passado e presente”, resume Marici Vila diretora executiva da Origem Produções, que realiza o projeto.

Alunos baianos – Além dos dez alunos da Rede Municipal de Salvador, mais seis estudantes baianos participam dessa aventura: Matheus Francisco de Souza, Victoria Barbosa, Rebeca de Jesus e Luize Habib, do Colégio Militar de Salvador, na Pituba, Bárbara de Moura, da Escola Municipal João Pereira Vasconcelos, e Luciana Sampaio, da Escola Municipal Celia Goulart, ambas do município de Mata de São João.

As histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos participantes do projeto foram editadas no livro “O dilema de Dom João”, que pode ser acessado no link: http://www.eraumavezbrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/09/LivroEraUmaVez2017.pdf

Dia-a-dia – O relato diário da viagem pode ser acompanhado no blog Era Uma Vez Brasil.