Alunos do Centro de Cultura Mário Gusmão participam de workshop

07 de out de 2008 - dev

O Centro de Arte-Educação e Cultura Mário Gusmão realizou, na terça-feira (7), a última etapa do workshop desenvolvido pelos artistas da Fundação Sacatar, com dinâmicas educacionais para cerca de 60 crianças da instituição.

As atividades foram ministradas por cinco artistas internacionais entre músicos, artistas plásticos e visuais da África do Sul, Austrália, Bangladesh e Estados Unidos com 5 horas/aula de teatro, dança, literatura e instrumentos musicais. “Este é um projeto pioneiro e a finalidade é promover um intercâmbio de experiências entre os alunos de escolas municipais e os artistas internacionais através de atividades artísticas”, diz a idealizadora do projeto, Raquel Leão.

O workshop também busca conhecer o sentimento dos estudantes fazendo com que eles, através da arte, mostrem o que sentem e desejam. Um bom exemplo pôde ser visto quando o artista Scott Alves pediu aos alunos que desenhassem nas pipas confeccionadas por eles o que eles mais desejavam naquele momento.

Um dos participantes, de 7 anos, desenhou corações e explicou: “Quero mandá-los para minha mãe, que morreu”.
“É um trabalho fantástico e contagiante, pois dá aos alunos a oportunidade de mostrar sua alma utilizando aspectos do criativo. Além de ensinar, nós também aprendemos muito”, conta Scott. No final da tarde as pipas foram soltas na praia de Amaralina.