Alunos do ProJovem apresentaram o Plano de ação Comunitária

07 de mar de 2008 - dev

Foi realizado hoje (07), na SMEC, no Parque Solar Boa Vista, o 1º evento público Ação Comunitária do Projovem-2008, tendo como objetivo apresentar os planos de ação social desenvolvido pelos jovens a partir das carências de suas próprias comunidades. O evento teve inicio às 16h00 e contou com a presença do secretário Municipal de Educação e Cultura, Carlos Soares, do subsecretário Eliezer Cruz e da secretária Municipal de Reparação, Antônia Garcia.

De acordo com o secretário, “acima de tudo essa ação é educativa. O Projovem é um programa que faz a inclusão social através da educação. Quero parabenizar a coordenação do projeto e como novo secretário vou dar total apoio para que essas ações sejam mais intensificadas”, declarou.

O evento contou com a presença de 700 jovens. No primeiro momento, foram descritas as ações comunitárias elaboradas pelos alunos e logo após os estudantes fizeram a apresentação das produções artísticas culturais do tema escolhido. “É muito importante o entrosamento das atividades de educação. Pois ocupa a mente desses jovens que realizam um trabalho muito bonito”, declarou Antônia Garcia, secretária municipal de Reparação.

O evento foi realizado pela Estação XIV do ProJovem, que atende aos bairros de Pau da Lima, São Rafael, São Marcos, Paralela, Boca do Rio e Nova Sussuarana. No dia 14 a apresentação será por conta da Estação XV, que atende ao Subúrbio e Cidade baixa e no dia 28 o evento será finalizado pela Estação XVI, que atende os bairros Centro, IAPI, Liberdade, São Caetano, Bonocô e Cabula. “Agradeço muito a oportunidade, pois estamos mostrando aqui do que somos capazes”, declarou Édson Zeferino, aluno do ProJovem da Escola Municipal Cecy Andrade.

“É um momento de bastante expectativa e realização, pois comemoramos o esforço feito por esses jovens, que conseguiram entender que juntos podem atuar em beneficio da comunidade”, frisou Márcia Barbedo, coordenadora Municipal de Ação Comunitária.

Atualmente, o Projovem atende a 4.000 alunos. Em Salvador, existem 24 escolas da rede municipal participantes, cada escola com 5 turmas. O programa, uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura, contempla pessoas a partir dos 16 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. O projeto tem a duração de 1 ano e cada aluno recebe mensalmente o valor de R$ 100,00 como auxílio-bolsa.