Alunos do ProJovem iniciam atividades de vivências práticas

11 de dez de 2009 - dev

Para qualificar as ações pedagógicas exigidas no currículo do ProJovem Urbano, a Coordenação Municipal do programa, em parceria com os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), deu início a atividade de vivências práticas. Na próxima segunda-feira (14 de dezembro), o aluno Anderson Regis dos Santos participará da aula de Construção e Reparos II, com os técnicos da Coordenação de Apoio e Gerenciamento Escolar (CERE). Outros sete alunos já foram contemplados pela formação.

Os jovens selecionados acompanham os profissionais na sua rotina durante cinco dias, aliando os conhecimentos teóricos que obtiveram em sala de aula com a prática. De acordo com o técnico responsável pelas vivências de Telemática e Construção e Reparos II, Igor Pontes, após o recesso de dezembro outros alunos vão participar da formação. Para isso, a coordenação está em busca de novas parcerias com instituições de ensino superior e empresas.

Do dia 30 de novembro até o dia 4 de dezembro, o aluno João dos Santos, 25, acompanhou os técnicos da CERE nas visitas às escolas municipais para vivenciar na prática como é realizado o trabalho das estruturas prediais. “Foi ótimo, uma experiência nova, única. A gente sai da sala de aula para ir a campo, para conhecer como o trabalho é feito na prática. Essa experiência vai acrescentar muito no meu currículo”, disse, enfatizando que nunca tinha feito um curso na área.

Em 23 de novembro, quando iniciaram os núcleos, o aluno José Antônio Ferreira começou a acompanhar os técnicos do Núcleo de Gestão Informatizada (NGI), da SECULT. “A atividade é bem interessante porque a gente tem uma experiência com os técnicos que nos acrescenta muito”, afirmou o estudante de 22 anos que teve a oportunidade de aprender sobre manutenção de computadores.

Programa

O ProJovem Urbano integra a política nacional da juventude e tem como objetivo promover a inclusão social de jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos. São mais de quatro mil alunos contemplados que, através do desenvolvimento de atividades integradas de educação, qualificação profissional e participação cidadã, ganham experiência para poder ingressar no mercado de trabalho.