Alunos do Salvador Cidade das Letras ganham óculos de grau

09 de set de 2010 - dev

Dicas de como enxergar melhor agora não fazem mais parte do cotidiano de 70 alunos integrantes do Programa Salvador Cidade das Letras. A Prefeitura de Salvador doou, nesta quinta-feira (9), 70 óculos de grau e as entregas foram feitas pelo prefeito João Henrique, o secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, e o secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito. A solenidade aconteceu no auditório do Samu 192, no Pau Miúdo.

A iniciativa integra o Projeto Olhar Brasil, do Governo Federal, a partir dos ministérios da Saúde e da Educação. Os beneficiados foram, inicialmente, adultos que estão sendo alfabetizados pelo Programa Salvador Cidade das Letras, que faz parte do Programa Brasil Alfabetizado.

Cerca de 150 estudantes participaram da primeira etapa onde passaram por exames médicos e em 70 deles foi detectada a necessidade do uso dos óculos. No total, o projeto visa dar assistência direta a aproximadamente 400 mil pessoas no município de Salvador.

“O projeto Olhar Brasil une a possibilidade dos estudantes enxergarem melhor as letras e a lição e, dessa forma, contribuir para melhoria da educação da cidade do Salvador”, destacou Carlos Soares.

O prefeito João Henrique ressaltou a importância dos instrumentos para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esta é mais uma ação da prefeitura que tem tornado a vida dos soteropolitanos melhor, mais confortável e mais alegre. Essas pessoas já são vitoriosas, pois não perderam as esperanças e passaram pelo processo de alfabetização de adultos” pontuou.

A aposentada Josefa Maia, 83 anos, é a aluna mais velha do Salvador Cidade das Letras e estuda na Escola Municipal Maria Quitéria. Dona Josefa foi a primeira a receber, das mãos do prefeito, seus novos óculos. “Este projeto é uma maravilha e foi uma benção na minha vida porque agora vou poder estudar melhor” comentou a alfabetizanda.

Projeto – O objetivo do projeto Olhar Brasil é diminuir os índices de evasão e repetência escolar, além de ajustar as atividades individuais de trabalho, melhorando a qualidade de vida do cidadão.

O programa abrange três públicos alvos, que são os alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental e no Programa Brasil Alfabetizado, que na capital corresponde ao Salvador Cidade das Letras, além da população com idade igual ou superior a 60 anos.

A ação visa identificar problemas visuais nos públicos referenciados, encaminhar o indivíduo para assistência oftalmológica e, quando necessário, fornecer óculos ao paciente. As consultas e a doação dos óculos ocorrem obedecendo aos prazos definidos pelo ministério da saúde.

Consultas – As consultas oftalmológicas estão sendo realizadas em 11 clínicas especializadas. Além disso, cinco óticas foram contratadas através de chamamento público para o fornecimento de óculos com lente de grau.
Os casos que necessitarem de intervenções de média e alta complexidade em oftalmologia serão enviados para a Central Municipal de Regulação onde serão encaminhados aos serviços de referência. É importante salientar que para ter acesso ao programa, o paciente precisa ter o Cartão Municipal da Saúde (cartão SUS).