Alunos do Seja são recepcionados com chá e café cultural

02 de out de 2012 - dev

Em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, a Escola Municipal Simões Filho (Ribeira) realizou, nesta última segunda-feira (1º), um café cultural para os alunos do Segmento de Educação de Jovens e Adultos (Seja). No encontro, foi realizada uma exposição sobre o Estatuto do Idoso e um bate-papo sobre os desafios de se envelhecer com qualidade baseado nos três pilares da ONU: participação, saúde e segurança.

Esta é mais uma das ações do projeto “Ser o que se é, ser o que se quer” da unidade escolar, que tem como objetivo reconhecer o estudante como indivíduo político, ativo, crítico, dotado de saber para perceber-se parte do todo, com vistas à construção do seu projeto de vida. Ainda no café, foi recitado o poema “Ser idoso ou ser velho?” e todos os idosos presentes receberam rosas e participaram de brincadeiras com brindes, além de atividades de alongamento e relaxamento.

Outra unidade que também comemorou o Dia do Idoso foi a Escola Municipal Geraldo Bispo dos Santos, em Plataforma. A equipe gestora organizou um “Chá Motivacional” com os alunos do Seja e também discutiu a Declaração dos Direitos dos Idosos, além de reforçar a autoestima dos estudantes através de mensagens motivacionais. O dia 1º de outubro, por meio da Lei Federal 11.433 de 28 de dezembro de 2006, foi instituído como Dia Nacional do Idoso.