Alunos do subúrbio de Salvador serão beneficiados com Travessia Plataforma-Ribeira

20 de fev de 2006 - dev

A partir de março a prefeitura de Salvador ira beneficiar alunos que moram no subúrbio, através da Travessia marítima Plataforma – Ribeira. O anúncio foi feito pelo prefeito João Henrique, durante a inauguração da Escola Metiodista Suzana Wesley, no último dia 17. O percurso levará somente 15 minutos, enquanto o tempo gasto através do transporte terrestre é de 1 hora. Além da rapidez no acesso às salas de aula, os alunos pagarão apenas R$ 0,50 pela passagem. Neste ano, 39.208 alunos foram matriculados na zona suburbana de Salvador, que compreende as Coordenações Regionais Escolares (CREs) Subúrbio I e Subúrbio II. O transporte mais rápido e barato será mais um incentivo a uma parcela destes estudantes.

Outra forma de redução do preço da passagem do aluno é o smart card, que garante o desconto de 50% no valor da passagem de ônibus. Além disto, 80% das crianças matriculadas na CRE Subúrbio II, de acordo com o coordenador Antônio Gavazza, estão matriculadas em instituições de ensino superior próximas de suas residências.

As ilhas de Salvador também estão localizadas na CRE Subúrbio II. Foram matriculados nas ilhas para este ano letivo na rede pública municipal, 1.519 alunos. Além disto, a Prefeitura também disponibiliza gratuitamente transporte marítimo às crianças e jovens que moram nas ilhas e estudam no continente. O benefício atinge não somente os matriculados na rede pública municipal, como também os alunos que estudam na rede estadual, totalizando 1.100 estudantes.

Atualmente, existem nas ilhas de Salvador oito escolas da rede municipal de ensino. Uma delas, a Escola Municipal de Bananeiras, está sendo reformada.