Alunos e profissionais discutem mercado de trabalho

25 de out de 2012 - dev

O que te levou a escolher a profissão de psicóloga? E os cursos técnicos, como funcionam? Já sofreu preconceito por ser artista? Estas foram algumas das perguntas feitas pelos cerca de 300 alunos, entre 13 e 16 anos, do 6º ao 9º ano, da rede municipal durante a quarta e última “Roda de Conversa” com diversos profissionais.

O evento aconteceu, nesta quarta-feira (24), no Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas e contou com o som da Orquestra Brasileira de São Salvador, do maestro Fred Dantas. Além da apresentação, ele também falou sobre a profissão de músico e deu várias dicas aos estudantes.

A Roda de Conversa faz parte do projeto “Mediando Conflitos” da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), que tem como objetivo difundir a cultura da paz nas escolas, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de saber um pouco mais sobre o mercado de trabalho e a importância de se estudar com profissionais da área. Ao todo, 1.200 alunos de todas as 41 escolas que oferecem o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) foram beneficiados com os encontros, realizados entre os meses de agosto e outubro.

“Venho de uma comunidade pobre, com diversos problemas sociais e a minha fuga era o estudo, me prendia nos livros. A faculdade parecia um sonho tão distante e a escola pública me possibilitou a realização desse sonho”, explica a pedagoga Verônica de Souza Santana. O artista plástico e grafiteiro, Marcos Costa, falou um pouco sobre sua história de vida e realização profissional. “Por meio do grafite agreguei muito conhecimento de vida, o que me ajudou na Universidade e a me tornar um profissional das Artes. Meus irmãos são engenheiros, mas eu escolhi a arte porque era a área que me identificava”, ressalta.

“Na minha infância deixei de jogar bola, que era a minha paixão, para estudar. Hoje, entendo o quanto foi bom pra mim. O sonho só pode se tornar realidade a partir do momento que você coloca a disciplina antes do prazer”, esclarece o engenheiro civil da Transpetro, Luís Paulo Santos Matos. Além do engenheiro, da professora e do artista plástico, também participaram do evento o farmacêutico e empresário em Gastronomia, Luiz Pinto; a psicóloga e mestra em Administração, Estela Araújo e os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), Mirtânia e Paranhos

Nesta rodada, participaram as escolas municipais Sebastião Dias (Daniel Lisboa), da Palestina (Palestina), Teodoro Sampaio (Santa Cruz), Professor Cláudio Veiga (São Cristóvão), Manoel Henrique da Silva Barradas (Ilha Amarela), Maria Constança (Mata Escura) Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão) e Adauto Pereira de Souza (Nova Brasília).