Alunos foram beneficiados com a entrega de óculos- Parceria da SMEC com a SulAmérica Seguros e Instituto Helen Keller

17 de jun de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Uma concorrida cerimônia realizada no dia 17 no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAPS) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura marcou a entrega de óculos a 224 alunos da rede pública municipal de ensino com idade entre 04 e 14 anos. O evento foi uma ação do acordo de cooperação para a execução no município do “Projeto Sul América de Saúde Ocular”, realizado pela Prefeitura em parceria com o Instituto Brasileiro de Saúde Ocular Hellen Keller, a companhia Sul América de Seguros e a Universidade Federal da Bahia.

O projeto está sendo desenvolvido em escolas municipais localizadas em Itapuã, São Cristóvão, Nova Brasília, Mussurunga, Nova Esperança, Boca do Rio, Pituaçu e Bairro da Paz, atendendo 4.000 alunos. Através desta atividade, os estudantes estão sendo submetidos a exames oftalmológicos e beneficiados com tratamentos, cirurgias e entrega de óculos.

A Bahia é o terceiro estado com o maior número de cegos no Brasil. De acordo com Olga Torres, do Instituto Helen Keller, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados caso fosse realizada a prevenção e o tratamento nas crianças. Em palestra educativa para diretores de escolas, professores, pais e alunos, Olga afirmou que 20% das crianças em idade escolar apresentam doenças visuais. Ela enumerou as principais doenças oculares na infância e explicou as medidas adequadas para combatê-las, assim como as ações emergenciais adequadas para aplicação numa criança cujo olho foi atingido por um produto químico.

Na ocasião, a secretária Olívia Santana frisou que a escola é um ambiente fundamental para a garantia de uma vida saudável ao aluno. “A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem garantido toda a logística necessária para os parceiros SulAmérica Seguros e Instituto Helen Keller possam executar as suas atividades. Esta ação é fundamental para diagnosticar e dar uma solução a problemas de deficiências visuais, além de aumentar a auto-estima das crianças”, ressaltou.

O prefeito João Henrique ressaltou que a meta é avançar esta iniciativa para outros bairros de Salvador, passando o número de alunos contemplados de 4.000 para 8.000 crianças. De acordo com o prefeito, esta iniciativa vai refletir efetivamente na melhoria do desempenho escolar dos alunos contemplados. Ele aproveitou para agradecer aos parceiros SulAmérica Seguros e Instituto Helen Keller. Em contrapartida, Olga Torres frisou que a Prefeitura de Salvador tem sido um dos melhores parceiros do país na medida em que oferece a infra-estrutura adequada para os procedimentos médicos, assim como os professores da rede colaboram efetivamente para o sucesso do programa. A parceria conta ainda com a participação dos profissionais do Hospital das Clínicas, através da faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

O evento contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Luís Eugênio Portela, secretário de Governo, Sérgio Brito, Maria Helena Monteiro e Marcelo Lofego (SulAmérica Seguros), Ralph Antônio Tosta Mello (Universidade Federal da Bahia) e do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Valdenor Cardoso.