Alunos foram beneficiados com entrega de óculos

09 de jun de 2006 - dev

Depois de passar por exames oftalmológicos, 192 estudantes da rede municipal receberam, gratuitamente, seus óculos, em solenidade realizada na semana passada (09), no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC (CAPS), na Pituba. A cerimônia foi a conclusão de mais uma etapa do Projeto Sul América de Saúde Ocular.
Esta parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, com o Instituto de Saúde Ocular Hellen Keller e a Sul América Seguros já beneficiou, só no ano passado, 4.530 estudantes. Eles passaram pelo teste de acuidade visual e 512 foram selecionados para realizar exames oftalmológicos. Destes, 58 foram submetidos a intervenções cirúrgicas, 256 receberam óculos e 198 não apresentaram problemas visuais.

Antes dos discursos das autoridades presentes, os alunos, pais, professores e diretores receberam orientações de como lidar em casos relacionados aos principais problemas oculares na infância. Segundo o IBGE, a Bahia é o estado que tem o segundo maior número de cegos no Brasil. O Instituto Hellen Keller alerta que muitos casos de doenças oculares e cegueira podem ser evitados com providências como a realização de exames de vista ainda no primeiro mês de vida da criança. Algumas das principais doenças oculares que atingem as crianças são ambliopia, conjuntivite e estrabismo. Cuidados com a higiene também podem evitar futuras deficiências visuais.
Presente à solenidade, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, frisou que esta parceria tem um grande impacto no aprendizado dos alunos que sofrem com as doenças oculares. “Após o tratamento, estes estudantes podem virar ótimos alunos”, afirmou.
Exames gratuitos
Em maio, 416 estudantes de 16 escolas pertencentes à Coordenadoria Regional Escolar (CRE) de Cajazeiras fizeram exames oftalmológicos, na Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz, localizada em Cajazeiras XI. Além da entrega de óculos realizada hoje (09 de junho), mais 60 crianças já estão sendo tratadas de patologias
oculares.

Só no ano passado 4.530 estudantes passaram pelo teste de acuidade
visual, 512 foram selecionados para realizar exames oftalmológicos, destes 58 foram submetidos a intervenções cirúrgicas e 256 receberam óculos e 198 não
apresentaram problemas visuais. Durante estes quatro anos, 3.445 alunos da rede
municipal das cidades beneficiadas pelo programa foram beneficiados com os
óculos, sendo que 833 somente em Salvador.