Alunos lembram Revolta dos Búzios

12 de ago de 2010 - dev

Para comemorar os 212 anos da Revolta dos Búzios, conhecida também como Conjuração Baiana, Revolta das Argolinhas, Revolta dos Alfaiates ou Inconfidência Baiana, estudantes da rede municipal de ensino realizaram nesta quinta-feira (12) diversas atividades culturais na Praça da Piedade, como apresentação de fanfarras, dança afro e poemas.

O ato cívico foi uma homenagem aos líderes da Revolta dos Búzios (Manoel Faustino, João de Deus, Lucas Dantas e Luís Gonzaga), que foram enforcados na Praça da Piedade ainda jovens pela igualdade racial. A comemoração foi instituída pela Câmara Municipal de Salvador como o Dia Municipal de Celebração da Revolta dos Búzios, de acordo com a Lei Municipal 67.86/05.

Segundo o coordenador geral do Movimento de Ocupação Cultural dos Poetas e Poetistas, Bob Baiano, pouco se fala da presença do negro nas lutas de libertação do Brasil. “Estou encantado com o trabalho realizado por estes alunos. É importante ver que as histórias do nosso povo são contadas nas escolas municipais, pois esta é uma forma de valorizar os heróis negros”, ressaltou Bob.

De acordo com o secretário municipal da Educação e Cultura, Carlos Soares, a comemoração faz parte do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (Lei 10.639/05). “Nossos estudantes devem conhecer seus verdadeiros heróis e parar de procurar heróis alheios. Não podemos esquecer da nossa história, dos nossos heróis. Esta revolução reuniu todos os que sonhavam e lutavam pela democratização e pela igualdade entre negros e brancos. Sem dúvida, foi um dos mais importantes movimentos libertários do país”, destacou Soares.

Durante o ato na Praça da Piedade, o coral formado por alunos da Escola Municipal do Parque São Cristóvão cantou o Hino Nacional Brasileiro, Hino da Cidade do Salvador e o Hino do Congresso Africano. As apresentações artístico-cultural foram realizadas pelas Escolas Municipais Novo Marotinho e Eugênia Anna. Houve também apresentação de fanfarras das escolas Fazenda Coutos e Helena Magalhães.