Alunos municipais contracenam peças de Jorge Amado

19 de out de 2012 - dev

As apresentações teatrais baseadas nos clássicos de Jorge Amado, contracenadas pelos estudantes da rede municipal de ensino, estão fazendo a alegria de mais de 2 mil crianças. As escolas municipais Histarte, Nossa Senhora dos Anjos, (ambas em Brotas), Olga Figueiredo (Matatu) e União Comunitária (Jardim Cruzeiro) estão se apresentando no Teatro Salesiano, em Nazaré, em homenagem ao centenário do escritor baiano.

Ao todo, são seis apresentações. A Escola Municipal Olga Figueiredo vai retratar a obra “Capitães da Areia” na próxima terça-feira (23), às 9h30. Já os alunos da Municipal União Comunitária contracenam “A Bola e o Goleiro”, na quarta-feira (24), às 9h30, e quinta-feira (25), às 15 horas.

As escolas municipais Histarte e Nossa Senhora dos Anjos já se apresentaram nos dias 16 e 17 de outubro com a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Na última quinta-feira (18), a peça que conta a história dos “Capitães da Areia” foi contracenada pelos estudantes da Escola Municipal Olga Figueiredo.

A atividade faz parte dos Projetos Inovadores para a Educação Básica (Piceb) e é resultado das oficinas de leitura, teatro, improvisação e representação do projeto “Formação de Crianças e Jovens Líderes – promovendo Direitos de Jovens: literatura e cultura”. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e a ONG Pierre Bourdieu. A leitura das obras foi feita com o objetivo de aliar as experiências de vida de cada um às técnicas teatrais adquiridas, para que possam se tornar pessoas mais críticas, com autonomia e interação com a sua realidade.