Alunos municipais participam de oficina na Casa do Benin

19 de out de 2012 - dev

A Oficina de Arte ministrada pela artista plástica Mônica Silva, na Casa do Benin, no Pelourinho, continua encantando os estudantes da rede municipal. Os alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Darci Ribeiro (Fazenda Coutos) participaram, na última quarta-feira (17), de ações arte-educativas relacionadas à exposição “Indumentárias Sagradas das Irmandades Negras”.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e a Casa do Benin que tem a arte incluída no processo pedagógico. A visita possibilitou que 16 crianças explorassem sua criatividade. Eles tiveram a oportunidade de produzir suas bonecas caboclas e se mostraram bastante contentes com o resultado alcançado. Outros alunos também já participaram da oficina, como os estudantes da Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti (Cajazeiras), que estiveram no local no último dia 10 de outubro.

Casa do Benin
Inaugurada em 1988, a Casa do Benin resultou do intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou. Após uma reforma executada pela arquiteta Lina Bo Bardi – que manteve as linhas externas do casario secular, mas modernizou os espaços –, a casa abriga uma rica coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde veio a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano.