Alunos municipais participam de oficinas de audiovisual

05 de ago de 2013 - dev

Cinquenta alunos do 6º ao 9ª ano da Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, iniciaram os trabalhos nas oficinas de audiovisual do projeto Cine Escola nesta segunda-feira (05). Durante toda a semana os alunos participarão de oficinas e produzirão três curtas-metragem que serão exibidos na próxima sexta-feira (09).

A ação, por meio da integração entre audiovisual e educação, desenvolve nos estudantes o pensamento crítico e autonomia, qualidades imprescindíveis para o novo perfil do mercado. “Audiovisual é uma ferramenta poderosa, transformadora e ajuda o jovem a se expressar e a ter autonomia, liberdade e responsabilidade”, explica a coordenadora pedagógica do projeto, Marina Santanieri.

“Gosto da área do cinema e é muito importante essa iniciativa da escola. Quem tem talento para a produção de audiovisual pode tirar daqui as suas dúvidas e no futuro se profissionalizar tendo como base um projeto como este”, afirma Walace Barbosa, estudante do 9º ano.

O Cine Escola, projeto dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e Ministério da Cultura é dividido em três etapas que se comunicam com toda comunidade escolar: a oficina audiovisual, o workshop-palestra e o cineclube. Durante a oficina audiovisual, os alunos aprendem sobre o universo do cinema por meio de aulas teóricas e da produção de curtas, que misturam técnicas de animação e live action.

O workshop-palestra é direcionado ao corpo docente e administrativo da escola e tem como objetivo fazer com que os professores passem a enxergar formas de integração do ensino formal com as ferramentas de áudio e vídeo.

Duas turmas de 25 estudantes recebem quatro horas de aula por dia de segunda a sexta-feira, sempre no contraturno. Na próxima semana será a vez dos alunos da Escola Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio, receberem o projeto.