Alunos municipais participam de oficinas de jornalismo on line

13 de set de 2012 - dev

Alunos da Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro da Santa Cruz, estão participando de oficinas de jornalismo on line, através do projeto EducaMídia, iniciado nesta semana. A ação de inclusão sociodigital é realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Instituto Miguel Calmon e com alguns veículos de comunicação online de Salvador.

Nas aulas, realizadas no laboratório de informática, os estudantes estão aprendendo técnicas jornalísticas e depois, sob a orientação dos comunicadores profissionais, colocarão o que aprenderam em prática, noticiando o cotidiano da comunidade escolar em um blog criado especificamente para o projeto. Atuando como repórteres-mirins, os estudantes serão os protagonistas da produção das notícias sobre as ações pedagógicas da escola e as vivências no ambiente educacional. Além disso, o projeto contempla aulas de escrita, fotografia, sobre o bom uso das redes sociais, além de técnicas de áudio visual.

Para o corpo docente da unidade, projetos como esse tornam a aprendizagem mais prazerosa, No caso do EducaMídia, porque o aluno passa a se reconhecer no processo, deixando de ser apenas expectador e passando a ser produtor de notícias.

Segundo os coordenadores da ação, a ideia central não é fazer um curso profissionalizante, mas usar a mídia como ferramenta complementar do aprendizado. Através da comunicação, o ser humano desenvolve a capacidade de raciocínio, de interpretação e o senso crítico. Por isso, a meta é usar as mais diversas ferramentas da internet para explorar as habilidades que os alunos têm para se expressarem.