Alunos municipais são premiados em concurso de cordel

09 de nov de 2012 - dev

Com muitos versos e rimas sobre a vida e obra de Jorge Amado cantados pelos alunos da rede municipal. Foi assim que iniciou a solenidade de premiação dos melhores cordéis do projeto “De del em del se faz Cordel”. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (9), no espaço Castro Alves da Livraria Saraiva (Salvador Shopping).

Em sua 3ª edição, o projeto – que tem como objetivo incentivar a cultura popular e apresentar o cordel para os alunos – homenageou o centenário do escritor baiano. Participaram da solenidade cerca de 30 alunos do 6º e 9º ano das escolas municipais de Periperi e Ernesto de Mourão Sá (Paripe) – unidades escolares contempladas com as oficinas de cordel.

As oficinas, ministradas pela arte-educadora Gilbene Esquivel, tiveram a duração de 10 horas: 4 horas para o ensino do cordel, 2 horas para conhecerem a vida do escritor baiano e 4 horas destinas à produção do cordel. “É muito bom trabalhar o cordel com os alunos e vê o seu desenvolvimento. No início das oficinas, eles não sabem o que é, mas depois eles adoram e começam a brincar com as rimas”, afirmou a professora.

O grande vencedor do concurso foi o aluno Luís Daniel Borges, aluno do 7º ano da Escola Municipal de Periperi com o cordel “Sua majestade, Jorge Amado”. Já o segundo lugar ficou com o aluno Emerson Isaac, do 9º ano da Escola Municipal de Mourão Sá com o cordel “Nacibe e Gabriela, um romance arretado”.

O 1º e 2º lugares receberam uma máquina fotográfica e um aparelho celular, respectivamente. “Eu adorei a oficina. Com o cordel eu aprendi como é fazer versos, uma oração cantada e ainda aprendi muito sobre a vida de Jorge Amado”, comentou o aluno Everton Pinto da Municipal de Mourão Sá.

O evento também contou com as alunas da Escola Estadual Germano Machado Neto, que apresentaram o cordel “As mulheres de Jorge Amado”. A atividade é uma realização da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Subúrbio II em parceria com a editora FTD e a livraria Saraiva.