Alunos municipais se encantam com o espetáculo Varekai

02 de jun de 2012 - dev

Emoção, admiração, alegria, vibração e encanto. Com essa mistura de sentimentos, os estudantes da Escola Municipal Malê Debalê, em Itapuã, saíram da apresentação do espetáculo Varekai, do Cirque Du Soleil, nesta sexta-feira (1º), no Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela. As crianças assistiram ao espetáculo gratuitamente com direito a refrigerante e muita pipoca.

Muitos dos alunos nunca tinham ido ao circo e se surpreenderam com as acrobacias, contorcionismos, malabares, coreografias, mágicas, trapézios e palhaços, batendo palmas o tempo inteiro. “Não tem dinheiro que pague o brilho nos olhos dessas crianças. Eles vibraram junto com o espetáculo”, diz emocionada a gestora da unidade, Rosyvone Gomes.

“Quero ser atriz e eles serão minha inspiração a partir de agora”, conta a aluna Tais Evangelista, de 13 anos, que faz Teatro na unidade de ensino. A jovem já realizou diversas atividades culturais com a escola, que oferece além do teatro, aulas de música e dança.

“Tenho certeza que esses alunos nunca vão esquecer esse dia, o espetáculo vai ficar marcado na mente deles. A realidade dessas crianças é completamente diferente, elas convivem com a violência e com as drogas diariamente”, comenta o presidente do Malê Debalê, Jocélio Araújo, que conseguiu a parceria com o circo. O passeio contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

Espetáculo – Com aproximadamente 150 minutos, com 30 minutos de intervalo, Varekai conta a história de um jovem solitário que cai dos céus no meio de uma floresta misteriosa e mágica, um lugar fabuloso habitado por criaturas de mil metamorfoses. Este jovem lança-se numa aventura absurda e intrigante neste lugar longínquo, onde tudo é possível, iniciando uma celebração à redescoberta da vida.

A palavra Varekai significa “em qualquer lugar” na língua dos ciganos, os eternos nômades. Esse espetáculo é uma homenagem ao espírito nômade, à alma e à arte da tradição do circo, bem como à paixão infinita de todos os que continuam a sua busca no caminho que leva até o Varekai.