Alunos municipais vivenciam mundo do cinema na sala de aula

02 de ago de 2013 - dev

O mundo do cinema chega nesta segunda-feira (05) à Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e depois ao Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio, por meio do projeto Cine Escola. A ação, que por meio da integração entre audiovisual e educação desenvolve nos estudantes o pensamento crítico e autonomia, qualidades imprescindíveis para o novo perfil do mercado, vai levar oficinas e workshops de audiovisual para as salas de aula.

O Cine Escola, novo projeto dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, é dividido em três frentes que se comunicam com toda comunidade escolar: a oficina audiovisual, o workshop-palestra e o cineclube. Durante a oficina audiovisual, os alunos aprendem sobre o universo do cinema por meio de aulas teóricas e da produção de curtas, que misturam técnicas de animação e live action. Duas turmas de 25 estudantes recebem quatro horas de aula por dia de segunda a sexta-feira, sempre no contraturno. Cada turma produz três filmes, que serão exibidos às escolas nas próximas sextas-feiras, 09 e 16 de agosto.

No workshop-palestra o corpo docente e administrativo da escola também terá oportunidade de participar. Os professores são estimulados a despertar um novo olhar sobre o uso do audiovisual no ambiente escolar. O objetivo é que os docentes passem a enxergar formas de integração do ensino formal com as ferramentas de áudio e vídeo.

Além das oficinas e workshops, o Cine Escola vai montar um cineclube, que funcionará de 05 a 09 de agosto na Municipal Teodoro Sampaio, e de 12 a 16 de agosto no IMEJA, no período da manhã e da tarde. Durante esses dias, serão realizadas 30 sessões de curtas-metragem, levando a experiência do cinema para dentro da escola.

Portal Tela Brasil – Após o encerramento do programa na escola, o aprendizado continua na web, no TelaBr (www.telabr.com.br), o primeiro portal brasileiro de educação audiovisual. O espaço reúne oficinas virtuais nas quais é possível percorrer todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema, além de dicas de bibliografia, filmografia e notícias sobre a sétima arte. No portal, professores ainda tem acesso a um material de apoio para usar as produções cinematográficas como um recurso didático.