Alunos participam de palestra e oficina na Casa do Benin

23 de jul de 2012 - dev

Os estudantes do 1º e 2º ano da Escola Municipal Vivaldo Costa deram um show de criatividade durante visita à Casa do Benin na tarde da última quarta-feira (18). Na ocasião, eles participaram da palestra “O Dois de Julho e os caboclos no imaginário popular”, ministrada pelo professor e historiador da UFBA, Carlos Silva Junior. A atividade é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), com a com a escola e a Casa de Benin.

A visita possibilitou que 25 crianças explorassem sua criatividade durante oficina oferecida pela arte-educadora Régia Ribeiro. Eles tiveram a oportunidade de produzir suas bonecas caboclas e se mostraram bastante contentes com o resultado alcançado.

Casa do Benin – Inaugurada em 1988, a Casa do Benin resultou do intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou. Após uma reforma executada pela arquiteta Lina Bo Bardi – que manteve as linhas externas do casario secular, mas modernizou os espaços – a casa abriga uma rica coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde veio a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano.

A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas andanças pelo continente africano. O espaço abriga também exposições temporárias e oficinas artísticas.