Alunos premiados em gincana e concurso de redação sobre corrupção

09 de dez de 2013 - dev

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta segunda-feira (9), os alunos da rede municipal de ensino foram premiados na 1ª Gincana “Todos contra a Corrupção” e no concurso de redação, promovidos pelo Ministério Público da Bahia (MP), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED). O evento aconteceu no auditório do MP, no Centro Administrativo da Bahia.

A gincana mobilizou diversos estudantes do 6º ao 9º ano, que realizaram tarefas como a criação de um grito de guerra, slogan e mascote, paródia, história em quadrinhos e vídeo documentário. O concurso de redação, que foi realizado em parceria com o Jornal Correio da Bahia, envolveu alunos do 8º e 9º ano, que fizeram um artigo de opinião com o tema “O que você tem a ver com a corrupção”. Entre as premiações estão equipamentos de informática, livros, pen drives, medalhas e troféus.

“Até quando vamos viver com a corrupção?”, com essa abordagem o aluno Claiver Machado, de 13 anos, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, ficou em primeiro lugar no concurso de redação. “Precisamos votar consciente, pesquisar mais sobre nosso candidato e fazer uma boa escolha. Esse é o primeiro passo para acabar com essa prática”, completa.

“A educação é o principal instrumento para formar uma sociedade melhor. Essa campanha vai contribuir para que as futuras gerações tenham um sentimento de cidadania e responsabilidade com a sociedade”, afirma o secretário municipal da Educação, Jorge Khoury.

A coordenadora estadual da campanha, promotora Heliete Viana, ficou satisfeita com desenvolvimento do trabalho e parabenizou os jovens que participaram. “Espero que os alunos façam dessa gincana um aprendizado e construam uma mentalidade diferente, pois eles são os trabalhadores do futuro e precisam construir uma sociedade livre da corrupção”, ressalta.

CAMPANHA – Lançada em 2012 com o objetivo de conscientizar a sociedade, principalmente as crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e à transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter, com vistas à criação de uma cultura de valores e princípios éticos que contribuam para a construção de um país mais justo e melhor.

Confira os vencedores:

– Concurso de Redação:
1º lugar – Clavier Romeu Machado da Silva – Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes
2º lugar – Raone de Oliveira – Escola Municipal Elysio Athaide
3º lugar – Laisa Daniele Cabral dos Santos – Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes

– Gincana Todos contra à Corrupção:
1º lugar – Equipe TCC – Todos Contra a Corrupção – Escola Municipal 2 de Julho
2º lugar – Equipe Manifestação – Escola Municipal Santa Rita
3º lugar – Equipe Corrupção Não – Escola Municipal José de Paula