Alunos recebem certificado do Telecurso 2000

27 de jul de 2005 - dev

Setenta e cinco alunos receberam na noite, desta terça-feira, dia 26, o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio do Telecurso 2000. Realizado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Prefeitura de Salvador, a iniciativa atende a 99 escolas municipais e deve formar em dezembro mais 600 alunos nas 185 tele-salas implementadas na rede de ensino em Salvador.

O prefeito João Henrique, patrono da turma, citou o educador baiano, Anísio Teixeira ao falar da importância da construção do conhecimento.

João Henrique destacou ainda a parceria entre a prefeitura e a Fundação Roberto Marinho. “A qualidade do Telecurso 2000, com aulas diárias, por um período de dois anos, com professores qualificados e ótimo nível do material oferecido, além de permitir que os alunos concluam o curso, permite que o façam com excelência.

Parceria também foi a palavra destacada pela gerente de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães. “O prefeito João Henrique e a secretária Olívia Santana dão exemplo para todo o país. Eles permitiram a continuidade das ações do Telecurso 2000 em Salvador, com a mesma equipe de trabalho. São parceiros assim que queremos trazer para o nosso projeto que visa a educação pública de qualidade”.

A secretária de Educação, Olívia Santana foi a paraninfa da turma e em seu discurso falou do esforço dos alunos para a conquista do certificado de conclusão do Telecurso. Aproveitou para enfatizar que este não é um projeto da secretária ou do prefeito, mas sim da cidade.

Para o ensino fundamental, os alunos matriculados devem ter, no mínimo, 15 anos de idade. Já no ensino médio, a idade mínima para o ingresso é de 18 anos. Em Salvador existem alunos com até 75 anos. “Mas não há idade para a educação”, destacou o subsecretário de Educação, Ney Campelo.

O material didático associa livros e aulas em vídeo, permitindo ao aluno fazer o curso em sua própria casa. A aula pode ser assistida, utilizando uma das dez emissoras de TV, cinco TVs educativas ou pelas telessalas, que são equipadas com vídeo para os alunos assistirem as aulas. Os estudantes também têm à sua disposição, um orientador de aprendizagem, devidamente capacitado no uso da metodologia, nos conteúdos programáticos, livros e material pedagógico complementar.