Alunos recebem prêmios referente a concurso

13 de nov de 2010 - dev

Cerca de 120 pessoas dentre elas o Secretario da Educação, Carlos Soares, Procuradoras do trabalho do Ministério Público, Alunos de escolas municipais de ensino, pais, gestores, professores, e coordenadores, participaram na tarde desta sexta-feira (12), no Anexo II, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Parque São Brás, da solenidade de premiação do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil.

A premiação que veio concretizar a culminância do Projeto, realizado em 14 escolas durante todo o ano de 2010, é uma ação do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Secult e vários órgãos e entidades, onde foram reproduzidas Cartilhas “Brincar, Estudar, Viver…Trabalhar só quando Crescer” que abordava a temática a ser discutida e reproduzida em sala de aula por meio dos professores, aos seus alunos.

Os estudantes de séries distintas produziram a cartilha por meio de paródias, desenhos, cartazes e poesias, os quais, 20 desses trabalhos foram consagrados, para receberem prêmios – Mp4, câmera digital, rádio e jogos – oferecidos pelo Ministério como forma de agraciar e agradecer pela participação no projeto. “Hoje é dia de colheita. E diante de tantos trabalhos maravilhosos percebo que semeamos e colhemos bons frutos” declarou Sandra Faustino, Procuradora do Trabalho.

Edna Rodrigues, Sub Coordenadora da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), acrescentou ainda que o Trabalho de Erradicação ao Trabalho Infantil abrangeu também o Projeto Sinaleiras, parceria da Secult com o de SENAI. “Demos até um foco maior nesses alunos, já que a maioria deles foi mapeado e retirado de sinaleiras, fazendo algum tipo de trabalho” acrescentou.

O Secretário Carlos Soares, que esteve entregando, junto aos gestores, professores e procuradoras os prêmios aos ganhadores, disse se sentir muito honrado e feliz por perceber a competência e empenho dos alunos em realizar paródias, desenhos, poesias e músicas de grande qualidade. “É por isso que venho ressaltar a grande importância de todos acreditarem na educação, pois ela é a base e o começo para que vocês se tornem grandes homens e grandes mulheres” declarou.

Uma das professoras de alunos premiados, Valdinéia Duarte, agradeceu a Secult e ao Ministério Público por esse trabalho tão importante para o desenvolvimento infantil e o futuro de suas crianças, e pediu a todos que colaborassem e incentivassem os alunos. “Juntos podemos progredir e evitarmos de perdermos nossas crianças para a rua” ressaltou.

“Também, senti um grande estímulo e empolgação vindo dos estudantes em participar desse projeto, porque abordou-se um assunto de grande importância e relevância” disse Valdinéia. Já para o aluno Luciano da Paixão, 18 anos, que faz parte do Projeto Sinaleiras, diz ter achado muito bom, porque deu espaço aos alunos a discutir sobre o quanto é prejudicial o trabalho infantil. “O melhor de tudo foi ver que temos nossos direitos, inclusive uma lei que nos protege” acrescentou.

Adriana Campelo, Procuradora do Trabalho, diz que diante do sucesso da primeira caravana contra o Trabalho Infantil, realizada em 2009, o Ministério do Trabalho voltou este ano com a II Caravana, o qual visitou e realizou o projeto em 11 Municípios da Bahia, incluindo Salvador. “Estamos encerrando este projeto, com a percepção de que conseguimos alcançar nosso objetivo, onde os alunos demonstraram total conhecimento perante seus direitos, podendo assim levar aos seus pais, responsáveis e a sua comunidade que lugar de criança é na escola” concluiu Adriana satisfeita.