Alunos retratam obra de Jorge Amado em peça teatral

16 de out de 2012 - dev

Cerca de 30 alunos, do 4º ano da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas, apresentaram uma peça teatral baseada no livro “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado. A encenação aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no Teatro Salesiano, em Nazaré, e emocionou mais de 500 pessoas presentes na plateia.

A atividade faz parte dos Projetos Inovadores para a Educação Básica (Piceb) e é resultado das oficinas de leitura, teatro, improvisação e representação do projeto “Formação de Crianças e Jovens Líderes – promovendo Direitos de Jovens: literatura e cultura”. “Senti muito medo de errar, me deu vontade de chorar quando vi o reconhecimento da plateia no final da apresentação. Fiquei muito feliz”, comenta Jamile de Jesus, 11 anos, a atriz que interpretou a andorinha Sinhá.

Quem também ficou satisfeito com o resultado foi o Gato Malhado, interpretado pelo estudante Tiago de Assis, 11 anos. “Mesmo já tento me apresentado no ano passado com outra peça, fiquei muito nervoso. O público agora foi muito maior e isso me deixou inseguro. Ainda bem que deu tudo certo”, explica.

A diretora da peça, Débora Landim, contou que os alunos tiveram dois meses para se preparar e conseguiram atender à expectativa. “O resultado foi excepcional”, completa. A peça será reapresentada nesta quarta-feira (17), às 9h30.

Homenagem

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e a ONG Pierre Bourdieu, o evento é uma homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado.

Na quinta-feira (18), será a vez dos alunos da Escola Municipal Olga Figueiredo (Matatu) interpretarem o clássico “Capitães de Areia”. Serão duas apresentações: às 9h30 e às 15 horas, com reapresentação na próxima terça-feira (23), às 9h30.

Já nos dias 24 (9h30) e 25 (9h30 e 15h) acontece a estreia da peça baseada no livro “A Bola e o Goleiro”, que terá interpretação dos alunos da Escola Municipal União Comunitária, do Jardim Cruzeiro.