Alunos são premiados com computadores em concurso cultural

15 de dez de 2011 - dev

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”. A aquarela de Toquinho resume bem o Concurso Cultural e Artístico do SalvadorCard e foi cantada pelo Coral do órgão durante a abertura da cerimônia de premiação dos alunos da rede municipal de ensino que protagonizaram a ação.

O evento aconteceu nesta quinta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com a premiação de 12 estudantes e suas escolas com computadores – 24 ao todo. “Desde o ano passado que ele pede a Papai Noel um computador. E agora, graças à escola, ele conseguiu realizar seu sonho”, conta Maria das Reis, mãe do aluno Samuel Costa, 9 anos, da Municipal Santa Bárbara, no bairro do Uruguai.

O concurso, realizado pelo Setps, em parceria a Secult, foi voltado para os estudantes do 3ª e 4º ano do Ensino Fundamental que para participar, tiveram que fazer um desenho abordando o tema central Cidadania, com subtemas sobre aspectos da educação no trânsito, respeito aos direitos individuais, meio ambiente, sustentabilidade, dentre outros. Os 12 trabalhos vencedores foram publicados na agenda e no calendário 2012 do SalvadorCard.

“Quando tivemos a ideia do concurso ficamos receosos quanto à participação das escolas e ficamos surpresos com o retorno: um grande número de desenhos chegou. Foi difícil escolher apenas 12”, explica o diretor do SalvadorCard. Foram inscritos 357 desenhos de alunos de 119 unidades de ensino.

O auditório da Secult lotou de pais, alunos, professores, gestores e funcionários dos dois órgãos. “O concurso deu a essas crianças a possibilidade de sonhar com temas que melhoram nosso cotidiano, despertando a criatividade e a imaginação”, ressalta o assessor chefe da Secult, Eliezer Cruz.