Alunos são protagonistas na Quarta Aula a Céu Aberto

12 de out de 2007 - dev

O Centro Histórico mais uma vez foi palco, hoje (11), de uma “Aula a Céu Aberto”, que reuniu centenas de alunos da rede municipal de ensino. Esta ação, inaugurada no segundo semestre letivo deste ano, se constitui basicamente na realização de uma série de apresentações culturais realizadas pelos estudantes e visitas aos sítios do Centro Histórico de Salvador. È uma atividade que conta com uma grande interação com os transeuntes da Praça Municipal, uma área de grande movimento no Centro da capital baiana.

As “Aulas a Céu Aberto” integram a programação do Ano Municipal da Leitura, instituído através da Lei 7.097/2006, de autoria da vereadora Olívia Santana. As atividades são uma promoção da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Fundação Gregório de Mattos e Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura, formado por diversas representações da sociedade civil organizada e empresariado, como o Grupo A Tarde, por exemplo.

Outro representante da iniciativa privada que tem apoiado as ações de fomento à leitura é a Editora Paullus. Hoje (11), na Praça Municipal, o gerente da Editora em Salvador, João Roberto Silva, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima, assinaram um termo de doação de 24.000 livros para escolas da rede municipal de ensino. “Hoje mesmo vamos distribuir 800 kits de literatura infantil”, anunciou Silva para a platéia de estudantes.

“Hoje, no Mês das Crianças, a praça é de vocês”, discursou o secretário Ney Campello. Segundo ele, “as Aulas a Céu Aberto ampliam os horizontes dos nossos alunos, que saem de seus bairros e têm este verdadeiro banho de cultura no Centro Histórico. Na medida em que se transformou numa rica experiência pedagógica e já atingiu mais de dois mil alunos, vamos ampliar esta ação tornando esta atividade mensal”, anunciou.

Já o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima, exercitou no palco seus dotes de maestro (além de gestor municipal da cultura, Paulo Lima é um instrumentalista bastante respeitado) e comandou um empolgante coro com a platéia de alunos com mensagens enaltecendo a importância da educação e dos livros.

As “Aulas a Céu Aberto” também são uma oportunidade para os alunos dos colégios demonstrarem atividades lúdicas aprendidas nas suas escolas. Acompanhando alunos da Escola Municipal Esther Félix, localizada na Fazenda Coutos III, o professor de Artes José Carlos de Freitas informou que suas aulas são realizadas no contra-turno, beneficiando atualmente 47 estudantes. Seus alunos realizaram a apresentação “A Saga do Pinto Calçudo”, da literatura de Cordel.

Outro destaque da programação foi a apresentação da cantora Nairzinha, que realiza um trabalho de resgate da cantiga de roda. Através do Projeto Cirandando Brasil, Nairzinha realiza uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura envolvendo professores e alunos nas performances de cantiga de roda.

O evento contou ainda com a presença do deputado federal Daniel Almeida.