Alunos têm dia de jornalista e entrevistam gestora em coletiva

12 de nov de 2012 - dev

“Nossa, parecia a imprensa internacional”. Foi assim que a professora Lourdinha Torres, gestora da Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro da Santa Cruz, avaliou a entrevista coletiva realizada pelos estudantes do 9º ano na manhã desta segunda-feira (12). Ela ficou frente a frente com seus alunos e teve de responder aos diversos questionamentos dos jovens, que queriam saber desde o histórico profissional até o posicionamento político da entrevistada, que se surpreendeu com o resultado do trabalho.

A entrevista coletiva é realizada pelo projeto EducaMídia, que propõe oficinas de jornalismo para alunos da rede municipal de Salvador com forma de incentivar a aprendizagem. O programa foi iniciado na Teodoro Sampaio há pouco mais de dois meses e o próximo a ser entrevistado coletivamente pelos estudantes da escola será o secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar, em data ainda a ser definida.

Após a entrevista, os alunos vão transformar a experiência em textos para a disciplina de Português e os melhores avaliados pelos professores e jornalistas que coordenam a iniciativa serão publicados no blog www.conexaoteodoro.com.br, criado exclusivamente para o projeto e alimentado com material produzido nas aulas.

Dentre as dezenas de perguntas feitas pelos alunos, algumas como: “com a mudança de prefeito, a senhora continuará no comando da nossa escola?” e “por que não tem Ensino Médio na Teodoro?” mereceram destaque. Eles quiseram saber também porquê a professora escolheu a Teodoro Sampaio para dirigir e como ela conseguiu fazer da escola, localizada em um dos bairros mais populosos e carentes de Salvador, uma unidade referência na rede.

Na avaliação da diretora, os alunos mostraram amadurecimento e muito senso crítico com as perguntas. “Fiquei satisfeita com o que vi. Eles estão mais politizados, sinal de que o projeto está dando certo”, comemorou.

EDUCAMÍDIA- O projeto EducaMídia é uma ação de inclusão sociodigital realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Instituto Miguel Calmon e com alguns veículos de comunicação online de Salvador.

Nas aulas, realizadas no laboratório de informática, os estudantes aprendem técnicas jornalísticas e depois, sob a orientação dos comunicadores profissionais, colocam o que aprenderam em prática, noticiando o cotidiano da comunidade escolar em um blog criado especificamente para o projeto (www.conexaoteodoro.com.br).

Atuando como repórteres-mirins, os estudantes passam a ser os protagonistas da produção das notícias sobre as ações pedagógicas da escola e as vivências no ambiente educacional. Além disso, o projeto contempla aulas de escrita, fotografia, sobre o bom uso das redes sociais, além de técnicas de áudio visual.