Aniversário de Salvador terá o mês inteiro de comemorações

04 de mar de 2005 - dev

Salvador vai comemorar seus 456 anos em grande estilo. A Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos, está elaborando um mês inteiro de manifestações culturais para celebrar a passagem do aniversário da primeira capital do Brasil. Ao lançar no dia 03 de março o programa “Viva Salvador”, o prefeito João Henrique ressaltou as peculiaridades culturais da cidade, que a transformam em um lugar único: “Fazemos parte de uma cidade verdadeiramente plural e de cultura diferenciada, por isso vamos estender nossas comemorações para todo o mês de março, encerrando em um grande evento no dia 29, no Farol da Barra”, declarou citando uma frase do jornalista Arnaldo Jabor, publicada em crônica, que diz: “Tenho inveja desta cultura calma que vive o “presente”, coisa que não temos nas “cidades partidas” sem passado e com um futuro que não cessa de não chegar”.

O programa “Viva Salvador” é um conjunto de ações e eventos, devidamente agrupados em uma agenda múltipla que será distribuída gratuitamente pela cidade. Shows musicais, espetáculos teatrais, exposições de artes, palestras, seminários, festivais, oficinas, feiras, performances, entre outras atividades culturais, na sua grande maioria, gratuitas ou com preços promocionais.

Estão envolvidos na organização do projeto cerca de 60 parceiros, entre instituições culturais, grupos comunitários e artistas. O maior objetivo, de acordo o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Paulo Lima, é possibilitar a reunião das diversas manifestações artísticas da capital, expressando a grande diversidade cultural da cidade. As manifestações passearão pelos mais diversos ritmos e estilos, que vão desde o concerto sinfônico na Reitoria da UFBa ao show de reggae na Boca do Rio; da apresentação do coral norte-americano Juniata Concert Choir a uma caravana cultural nos Alagados. Tudo terá voz e vez na capital baiana.

A expectativa é que as comemorações do aniversário de Salvador se transformem em um verdadeiro festival cultural, que será espelhado pelos mais diversos cantos da cidade. Seguindo a determinação de João Henrique, de ter em todas as intervenções da Prefeitura a participação popular, foi estabelecido que 80% dos eventos pertencentes na agenda serão gratuitos e uma outra boa parte, oferecido através de preços promocionais.

A agenda inclui ainda duas grandes feiras na cidade: uma no Campo Grande, no dia 13 de março, e outra no Largo do Papagaio, no dia 20. A Feira de Cultura e Meio Ambiente, organizada pela FGM e Superintendência de Parques e Jardins, vai oferecer um dia diferente para a comunidade, com direito a atrações como esquetes teatrais, apresentações musicais, feira literária, cantorias e cordéis, sessão de cinema e desfile de terno de reis (o tradicional Terno Rosa Menina), dentre outros.

O “Viva Salvador” estará presente também nos equipamentos culturais da própria Fundação Gregório de Mattos, que foram totalmente ocupados com eventos. No Museu da Cidade, estará em cartaz a mostra “A Cidade Antiga”, reunindo fotos do passado de Salvador. No Teatro Gregório de Mattos, haverá o espetáculo de dança “De Mãos Dadas com a Vida”, a montagem teatral “O Caçador de Sonhos”, o Encontro de Articulação Comunitária e três oficinas: uma de música e dança do Senegal; uma sobre a técnica de contar histórias e outra sobre como organizar um bloco de carnaval (aspectos legais e culturais). Na Casa do Benin, acontecem as exposições “Senegal Dança o Tantan” (fotografia) e “Cores e Movimento” (pintura), além do curso de percussão afro-brasileira “Toques de Candomblé”. A expectativa é que as festividades envolvam toda a população.
Confira neste site, na matéria “Enciclopédia da Cidade”, trechos do discurso da secretária municipal de Educação, Maria Olívia Santana, no evento.
Fonte: SMCS