Aniversário do Malê Debalê é festejado por alunos

23 de mar de 2012 - dev

A Escola Municipal Malê Debalê, em Itapuã, amanheceu em festa nesta sexta-feira (23). Os alunos comemoraram o 33º aniversário do bloco afro Malê Debalê com música, dança, poesia, jogral e apresentações teatrais. “Gosto da minha escola porque aqui eu faço teatro, danço e ainda tenho um espaço enorme para brincar”, conta a aluna Sabrina dos Santos, de 9 anos.

A unidade, que atende a 370 alunos da educação infantil ao ensino fundamental, tem um modelo de educação diferenciado. “Aqui temos o ensino da música, a dança e todas as atividades são realizadas a partir da história e cultura dos negros e índios”, explica a gestora Rosyvone Gomes.

O presidente do bloco, Jocélio Araújo, e membros da instituição participaram da atividade. “Difundir a cultura negra e representar a comunidade de Itapuã junto ao poder público são alguns dos nossos objetivos. Estamos formando aqui na escola nossos substitutos e o futuro desse país”, ressalta Jocélio.

O Malê Debalê é um bloco afro, fundando em 23 de março de 1979 por um grupo de moradores de Itapuã, que desejava ver o seu bairro representado no Carnaval de Salvador. Em 2006, o bloco, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), fundaram a unidade de ensino.