Ano Letivo 2008 – Avanços e desafios da educação municipal em debate na Jornada Pedagógica

11 de fev de 2008 - dev

Teve início hoje (11) a Jornada Pedagógica, que se estende até 15 de fevereiro e trata-se de um planejamento educacional para o ano letivo de 2008 na rede municipal de ensino. As aulas têm início em 18 de fevereiro. A abertura da jornada foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Paralela. O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, e do diretor do IAT, Penildo Silva Filho. Este ano a jornada tem uma inovação, sendo realizada pelos professores em 13 escolas-pólo. O foco das discussões são os inúmeros avanços educacionais obtidos na atual administração e os desafios em prol de uma educação pública de qualidade.

Os avanços pedagógicos podem ser constatados pela queda contínua dos índices de evasão e repetência na rede municipal de ensino. O índice de reprovação em 2004 era de 22,40%. Em 2006, 21,55% dos alunos matriculados foram reprovados. Em 2007, o número de alunos reprovados diminuiu para 11,68%. Em toda a década, os índices de reprovação ficavam na casa dos 20%. Em 2004, o índice de evasão chegava a 15,22% e em 2006 a taxa foi de 12,53%. O índice de evasão escolar voltou a descer em 2007, para 11,22%.

“Estes índices revelam que a escola municipal está mais atraente para o alunado, com aulas multimídia; escolas reformadas; alimentação escolar de qualidade e formação contínua do corpo docente, inclusive com cursos que lhes proporcionam um curriculum diferenciado”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva.

As discussões da Jornada Pedagógica reúnem mais de 7.000 professores. “O objetivo comum é garantir que todas as unidades escolares da rede municipal de ensino possam de forma coletiva planejar as ações para 2008”, pontua Ana Sueli Pinho, coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da SMEC.

A Jornada Pedagógica tem como público-alvo professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários da SMEC. A Jornada tem como instrumento de avaliação o Plano de Ação elaborado pelas unidades escolares, que este ano contará com uma novidade. O Plano será objeto de trabalho da Central de Regulação do Ensino, que o utilizará como ferramenta para o monitoramento das escolas ao longo do ano letivo. A Central foi inaugurada no último dia 24 de janeiro, com a missão de elevar o desempenho acadêmico nas 368 escolas e 47 creches que compõem o sistema municipal de ensino.