Ano letivo na rede municipal é iniciado com festa

18 de fev de 2013 - dev

Os mais de 135 mil alunos da rede municipal de Salvador começaram o ano letivo em clima de festa nesta segunda-feira (18). Em todas as 426 escolas, os estudantes foram recepcionados em grande estilo. Em três delas, aulas inaugurais marcaram o retorno dos alunos às salas. Pela manhã, o ano letivo foi aberto pelo prefeito ACM Neto na Escola Municipal Fazenda Coutos, no Subúrbio. À tarde, as boas-vindas foram dadas pela subsecretária da Educação, Teresa Pontual, na Municipal da Palestina. Às 19h, ela também estará na Municipal Alexandrina Santos Pitta (Pirajá).

Além das boas-vindas, os pronunciamentos foram marcados pelos anúncios das novidades da rede municipal para o ano letivo de 2013, como a ampliação da carga horária em 30 minutos diários; o novo sistema pedagógico voltado à estruturação do ensino fundamental, com foco especial na alfabetização e realfabetização; avaliação bimensal das escolas e as cinco unidades de ensino que já iniciaram o ano oferecendo educação em tempo integral, beneficiando mais de 1.400 alunos.

“Queremos ampliar esse número ainda este ano e começar a implantar os Centros de Educação Integral, que vão dar suporte às unidades de ensino que não oferecem infraestrutura necessária para manter os estudantes nos dois turnos”, salientou o prefeito. ACM Neto anunciou que, em 2014, a prefeitura irá reconstruir a Municipal de Fazenda Coutos e que, em quatro anos, quer substituir por novas as escolas municipais feitas no sistema de pré-moldados. São cerca de 35 unidades.

Na tarde desta segunda-feira (18), os 360 alunos da Escola Municipal da Palestina (Palestina) receberam as boas-vindas da subsecretária municipal da Educação, Teresa Pontual, com quem os alunos tiveram um bate-papo sobre o futuro que eles querem. No total (turnos matutino e vespertino), a escola atende a 830 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos I e II.

MELHORIAS – A subsecretária também falou sobre as mudanças para o ano letivo de 2013. “As turmas do 4º e 5º anos, a partir de abril, vão ter 4h30 na sala de aula para garantir a melhoria na qualidade do ensino. Todo corpo técnico da secretaria está empenhado em dar um salto de qualidade na educação de Salvador e nós queremos que todos vocês estejam muito dispostos para desfrutar das melhorias e que tenham um excelente ano letivo”, destacou Teresa.

Após a abertura, os alunos participaram de uma extensa programação recreativa realizada pela Diretoria Geral de Esportes, que recepcionou os estudantes com jogos como vôlei, basquete e futsal. O grupo de teatro do Centro de Arte, Educação e Cultura Mário Gusmão (CEART) também fez uma apresentação sobre cidadania.

Com todos os professores em sala de aula, equipamentos de ensino e muito prazer em ensinar, a diretora da Municipal da Palestina, Celita Souza, afirmou que estava muito entusiasmada com o retorno das aulas. “Está tudo pronto para recebê-los e vamos fazer de tudo para que os alunos aprendam e tenham sucesso.