Apesar da greve, alunos não serão prejudicados

29 de maio de 2009 - dev

Os alunos da rede municipal não terão o ano letivo prejudicado com a greve deflagrada nesta sexta-feira (29). A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) garante que todas as escolas que paralisaram suas atividades farão reposição das aulas para concluir o calendário anual.

A APLB Sindicato decretou estado de greve da categoria antes mesmo que a SMEC se reunisse com as secretarias municipais de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) e da Casa Civil para discutir os dois últimos itens restantes da pauta de reivindicações.

O subsecretário municipal de Educação, Eliezer Cruz, afirma que a prioridade da SMEC é garantir a presença dos alunos em sala de aula, por isso lamenta a decisão da APLB em decretar a paralisação, porque as negociações ainda estão em andamento.

Das solicitações da classe docente, a SMEC atendeu mais de 80%. Os principais itens acordados entre o sindicato e a secretaria são: a realização de concurso público no segundo semestre deste ano; aceleração do processo de construção do Plano de Cargos do magistério; o pagamento antecipado de 1/3 das férias até o quinto dia útil de janeiro; a participação efetiva da APLB nas eleições diretas para gestores escolares; concessão de licença prêmio; buscar parcerias para garantir meia entrada para professores em teatros, cinema, etc; prioridade aos atendimentos relativos aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), entre outros.

Cruz estará reunido com representantes da Seplag e Casa Civil, no final da tarde de hoje (29), para avaliar os pedidos de reajuste salarial e plano de saúde, já que esses itens dependem de acordo comum entre os três órgãos.