Aprender brincando e ensinar brincando é o lema da CRE São Caetano

30 de set de 2010 - dev

Aprender a brincar, promover diálogos, reflexões e entender a importância da ludicidade em sala de aula foram os principais propósitos do encontro realizado entre os coordenadores pedagógicos da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) São Caetano, nesta quinta-feira (30), na Escola Municipal Cônsul Schindler.

“Jogos, brinquedos, brincadeiras e atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem” foi a temática escolhida para o encontro que reuniu cerca de 40 coordenadores pedagógicos que integram as unidades escolares da CRE.

De acordo com a coordenadora pedagógica da CRE São Caetano, Emmily Mustafá, a ideia do encontro surgiu devido à necessidade, pontuada pelos próprios professores, de trabalhar com atividades lúdicas. Uma vez que o coordenador pedagógico tem o papel de mediador que apóia e subsidia a prática do professor em sala de aula, nada mais relevante do que formar esse profissionais para que eles se tornem multiplicadores sobre o quanto é importante brincar.

“É necessário que os educadores aprendam que é possível brincar ensinando e ensinar brincando, dessa forma, será possível estimular o desenvolvimento de nossas crianças de forma prazerosa. Tenho certeza que o resultado desse trabalho será a formação de um cidadão integrado e com habilidades para conviver em sociedade”, explicou Mustafá.

Durante o turno vespertino, os coordenadores pedagógicos construíram seus próprios kits de jogos, utilizando materiais recicláveis, tintas e cartolinas, para serem utilizados por professores dos CMEIS e das unidades escolares do 1º e 6º do ensino fundamental.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Criança Feliz, Silene Pinho, é muito interessante a realização desse encontro, pois a brincadeira auxilia no ensino aprendizagem.

“Quando a gente aceita e se permite discutir para construir novas ideias e desconstruir antigas, conseguimos um avanço que, com certeza, favorecerá o êxito na educação e formação de indivíduos mais felizes e capazes. Acho que a frase chave desse encontro é que os adultos devem sempre se tornar crianças”, destacou Silene.