Arte no Currículo promove capacitação para regentes de fanfarras

25 de abr de 2016 - Jornalismo

Fotos: Tiago Barros/ Agecom

Durante três dias, os regentes de fanfarras de escolas municipais de Salvador participaram de residências artísticas educativas na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A ação foi realizada dentro do projeto Arte no Currículo, realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e a Ufba, com vistas a melhorar o ensino da atividade para alunos da rede.

Os alunos do curso estiveram envolvidos em atividades com maestros da própria universidade, em um verdadeiro intercâmbio de experiências. A intenção foi mostrar aos participantes que o conhecimento pode ser aperfeiçoado por meio da formação profissional, através de um estudo mais profundo do que os regentes municipais já fazem.

Um dos ministrantes do curso, o maestro Letieres Leite, conhecido por comandar, dentre outros projetos, a Orkestra Rumpilezz, relatou que os participantes passam a compreender melhor a origem do repertório que trabalham no dia a dia. “Por exemplo, estou trazendo a informação sobre a construção da Música Popular Brasileira, desde a estrutura às origens africanas. Estamos tendo resultados excelentes porque não apenas os professores, mas os próprios alunos são pessoas que já têm vivência na questão prática da música e que, pela primeira vez, estão conseguindo entender de forma científica a origem e como aplicar isso na Educação”.

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A diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, ressaltou a importância do curso. “Temos uma ação que consideramos pioneira, importante e inovadora com regentes de fanfarras dentro do projeto. Esse trabalho muitas vezes acontece nas escolas de forma isolada e sem formação adequada. Com essa iniciativa, estamos mostrando para a sociedade que esse trabalho é importante, pois possui um caráter social educativo para os jovens e suas famílias. Uma ação como essa favorece e muito o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas unidades de ensino”.

A importância social das fanfarras pode ser exemplificada pelo regente da Fanfarra Municipal de Periperi (Famupi), Marcos Nascimento. Ele, que foi aluno da Escola Municipal de Periperi, teve a vida transformada ao entrar em contato com este universo musical. “Era usuário de drogas e, através da fanfarra, larguei o vício e decidi criar a Famupi há seis anos. Hoje em dia faço esse trabalho com a comunidade, principalmente com o intuito de resgatar os jovens. Não tive formação musical e, com esta oportunidade, estou conhecendo melhor a música, as técnicas e como realizar melhor o trabalho nessa área”, relatou.

A professora da Ufba e coordenadora do Arte no Currículo, Beth Rangel, salientou que o curso engloba também outras áreas como Dança, Teatro e Arte Visual. “A ideia do projeto é potencializar e qualificar o que já vem sendo feito nas escolas. A rede municipal de ensino parte de uma realidade que vem de cerca de 440 escolas e 370 professores de Artes, então isso é um contexto muito forte que a gente não pode desconhecer. Estamos criando uma rede no momento em que a sociedade precisa de uma formação consistente dessas crianças e desses adolescentes na área de Artes”, concluiu.