ARTIGO Quem são os professores?

15 de out de 2012 - dev

Quem de nós não guarda um professor no subconsciente e no coração por ele ter exercido grande importância no nosso desenvolvimento pessoal como aluno e cidadão? Posso apontar pelo menos meia dúzia de grandes mestres que passaram pela minha vida. Mas, independente disso somos alunos sempre, estamos em fase constante de construção de nossa maturidade. Para ensinar qualquer disciplina, o professor tem que se impregnar de outros tantos conhecimentos onde necessariamente devem estar inclusas percepções sobre a infância e a adolescência, sonhos, afeto, vida. É preciso conhecer o aluno e os temas transversais para colaborar decisivamente para a construção individual e coletiva do conhecimento.

Sócrates, o filósofo, não se conformava com a passividade de quem acha que nada sabe e com a arrogância de quem acha que sabe tudo. O pensador brilhante entendia que somos seres humanos em constante aperfeiçoamento e que nunca deixamos de aprender. O bom mestre sabe disso. Tem a consciência exata de que seu lugar não poderá ser ocupado pelo computador, por uma máquina que não sabe fazer a interação com a facilidade ou dificuldade do aluno aprender. O professor não pode ser substituído na tarefa mágica de vibrar com a conquista de cada aluno.

O professor é, sem dúvida, o agente maior do processo educacional. Ele é o referencial, transborda conhecimento e é cúmplice no processo de aprendizagem de nossas crianças. Porisso a valorização tão justamente questionada tem que ser olhada com atenção absoluta. Na rede municipal de Salvador tínhamos um grande número de professores que não haviam completado o nível superior. Hoje, apenas um pequeno percentual ainda não atingiu essa meta. Estamos valorizando os profissionais, com qualificação através de diversos cursos para atender melhor nossa clientela, que são os pequenos cidadãos que vão construir uma nação melhor. Os professores da rede municipal acumularam um reajuste nos últimos anos de 150%, em média e ousam voar cada vez mais alto. Mas, o professor merece conquistar mais. Sem ele, nenhuma outra profissão existiria. É um dos ofícios mais antigos do mundo. Um ofício apaixonante.

Ser mestre é herança do universo, é ser capaz de ensinar sua classe a contemplar desde as coisas mais simples da vida e também a se indignar com uma realidade perniciosa. É ensinar o aluno a ser questionador, a desenvolver seu espírito crítico, colaborando para transformação da sociedade. Anote o pensamento do filósofo Al-Ghazali: “O verdadeiro objetivo da Educação não é meramente prover informação, mas o estímulo de uma consciência interna”.

Salve todos os professores! Sem eles como poderíamos colocar a Educação em Primeiro Lugar?