Arun Gandhi é recebido com festa na Municipal Teodoro Sampaio

27 de jun de 2012 - dev

Em clima de festa, o neto de Mahatma Gandhi, Arun Gandhi, foi recebido na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz. Uma roda de capoeira logo na entrada da unidade deu as boas vindas ao convidado especial. Já no interior da escola, Gandhi foi recepcionado pela fanfarra formada por alunos. Acompanhado do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar, Gandhi conheceu parte dos projetos e as instalações da unidade.

Arun, que palestrou na noite desta terça-feira (26) na abertura do I Fórum Educação em Primeiro Lugar, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), conheceu a biblioteca, o laboratório de informática, o refeitório, a oficina de corte e costura que beneficia mães de alunos e moradoras do bairro, além de ter assistido a apresentação dos alunos da oficina de hip hop.

“Eu vim ao Brasil com a mente aberta, não tinha ideia do que iria encontrar, de como seriam as escolas. Mas, esse primeiro contato com a rede pública de Salvador me deixou muito feliz e muito encorajado. A educação tem que ser gratuita e de qualidade para todos, porque a pobreza aliada a falta de educação é a causa de todos os problemas da humanidade”, disse.

Gandhi também criticou o modelo atual de educação. “As escolas de hoje só preparam os alunos para o mercado de trabalho. Esse não deve ser o único papel da educação, que serve como criadora de caráter, de consciência, autoconhecimento e de uma base que permita que todos andem com as próprias pernas”, ressalta.

FÓRUM – Mais de 700 pessoas lotaram o auditório do espaço desde cedo para refletir e debater sobre a educação no segundo dia de trabalho do os trabalhos do segundo dia do I Fórum Educação em Primeiro Lugar, na manhã desta quarta-feira (27), no Hotel Pestana. A abertura da programação foi realizada pelo secretário João Carlos Bacelar, que deu as boas vindas aos participantes.

“Não tenho duvidas de que estamos no lugar certo, com as pessoas certas, para debater a coisa certa. Mudar a situação atual é uma escolha nossa e eu não tenho dúvidas de que a educação é o único caminho. Sabemos que a criação do fórum e do portal não é o bastante. A solução é repensar a educação pública do país, porque colocar a educação em primeiro lugar é colocar as pessoas em primeiro lugar”, afirmou.