Arun Gandhi visita escola dentro do terreiro liderado por Mãe Stella

28 de jun de 2012 - dev

Recebido ao som do atabaque, o ativista social Arun Gandhi visitou, na manhã desta quinta-feira (28), a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, em São Gonçalo do Retiro. A instituição funciona dentro do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá e é vanguardista no que diz respeito à inserção do ensino do iorubá, língua de origem africana, no processo de formação das crianças.

Envolvido em projetos de valorização da Educação, através da Gandhi Wordwide Education Institute, Arun disse ter ficado satisfeito com o que viu. “Esse é o caminho. Estou muito impressionado com o trabalho desenvolvido nesta escola, pois busca valorizar uma cultura, sem esquecer que somos todos seres humanos e, portanto, uma só nação, um só povo”, disse.

Esta é a terceira escola municipal visitada por Gandhi, que veio a Salvador para participar do Fórum Educação em Primeiro Lugar, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Acompanhado pelo secretário João Carlos Bacelar, o ativista também conheceu algumas curiosidades do candomblé e sobre a história do terreiro liderado por Mãe Stella de Oxóssi, a quem visitou logo após conhecer a escola.

Para o ativista, Salvador tem buscado dar oportunidade de ensino a todos, através do respeito às diferenças. “Tive a honra de visitar três escolas de ensino especializado e isso me deixou muito satisfeito, pois reflete um compromisso de ampliar o acesso à educação, de modo a levar o conhecimento a todos. Dessas visitas, ficam muitas lições positivas a serem aproveitadas em nossos projetos”, completou.

Ana Lice Mendes, diretora da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, esclareceu sobre a metodologia de ensino adotada. “Aqui, os alunos contam com as disciplinas tradicionais, porém buscamos inserir o iorubá nos diferentes contextos. Nas salas, por exemplo, são encontradas algumas expressões em iorubá, o que contribui para valorização de suas raízes”. A unidade atende a cerca de 300 alunos, que estudam entre o Grupo 5, da Educação Infantil, e o 5º Ano, do Ensino Fundamental.

Fundador do Gandhi Wordwide Education Institute, Arun Gandhi é ativista social com trabalho desenvolvido na Índia. Ele é também o quinto neto do líder pacifista Mahatma Gandhi.