Assinatura de convênio-30 de junho-Alunos das escolas ganham espaços para esporte e lazer

30 de jun de 2006 - dev

O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, e o prefeito João Henrique assinaram, no dia 30, no gabinete do prefeito, um convênio que possibilitará a ampliação do número de quadras poliesportivas na rede municipal de ensino. Através desta parceria, serão construídas mais 22 quadras poliesportivas nas unidades da rede municipal de ensino. Atualmente, somente 30 colégios municipais contam com espaços esportivos. O Ministério do Esporte irá liberar R$ 3 milhões para construções e reformas de quadras poliesportivas.

Segundo o ministro, de cada 10 escolas, de modo geral, no Brasil, apenas uma tem equipamento esportivo. “Precisamos alterar esta realidade para que haja democratização do acesso às quadras, que inclusive não servem apenas para o esporte. Não podemos restringir as possibilidades dos jovens”, pontuou.

Já o prefeito João Henrique acredita que este acordo vai transformar as unidades escolares em locais cada vez mais prazerosos para os alunos. “Os jovens são o nosso amanhã. Termos que canalizar todas as energias para esses meninos que fazem parte da nossa população. Todos os projetos que desenvolvemos sozinhos ou em parceria com o governo federal se transformaram em sucesso, como é o caso do Escola Aberta, que hoje mobiliza 42 colégios nos finais de semana para as famílias e as comunidades adjacentes”, ressaltou o prefeito.

“O projeto que estamos implantando na gestão do prefeito João Henrique prevê uma formação integral e integrada do estudante: educacional, cultural, profissional e esportiva. As quadras poliesportivas também serão utilizadas como espaços para a promoção de eventos culturais”, frisou o secretário Ney Campello. O secretário informou ainda que todas as escolas que serão inauguradas nesta gestão também contarão com quadras poliesportivas. Ney Campello aproveitou para agradecer o empenho do deputado federal Daniel Almeida em prol da concretização desta parceria.

Para o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Weslen Moreira, a ampliação das quadras poliesportivas em conjunto com outras ações da Prefeitura Municipal, como o concurso público para professores de Educação Física, é muito importante, porque marca a retomada da aprendizagem fora das salas de aulas. “O esporte educa e levanta a auto-estima dos alunos. Com as atividades esportivas, os adolescentes aprendem a superar os desafios”, afirma.

A assinatura do convênio contou ainda com a presença da coordenadora de Esportes da SMEC, Ivone Portela, representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), diretores, professores de Educação Física e alunos-atletas das escolas municipais Dona Arlete Magalhães e Pituaçu.

Dentre as autoridades, estiveram presentes os vereadores Reginaldo Oliveira, Silvoney Sales, Ariane Carla e Antônio Carlos Bomba, além de secretários municipais.