Atenção! 2ª etapa do Educacenso 2009

01 de fev de 2010 - dev

De 01 de fevereiro a 10 de março o INEP reabrirá o Sistema Educacenso para que as unidades escolares informem a Situação do Aluno, ou seja, o movimento ou rendimento dos alunos declarados na 1ª etapa do Censo Escolar de 2009.

Essa etapa é obrigatória e de grande importância, pois os seus resultados – rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio – juntamente com outras avaliações do INEP (SAEB e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que será publicado, em maio de 2010. Estes indicadores são os que servem de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Para a execução da Situação do Aluno o MEC/INEP reabrirá o Sistema Educacenso no dia 1º de fevereiro de 2010 e ficará aberto até o dia 10/03/2010. Para facilitar a declaração dos dados encontram-se disponíveis no hot site: http://sitio.educacenso.inep.gov.br o Manual de Instruções com todas as informações necessárias e a Navegação Guiada, que orienta passo a passo como acessar o Educacenso para informar os dados dos alunos. O Manual de Instruções também está disponível no link documentos deste site.

Atenção! Só será válida a Situação do Aluno 2009 que for executada no endereço normal do Sistema Educacenso, http://educacenso.inep.gov.br. Contato com a equipe do Censo Escolar através dos telefones: 2202-3085 e 3151 e pelo e-mail: ritaoda@gmail.com

Confira o cronograma de execução da Situação do Aluno 2009:

Coleta: 1° de fevereiro a 10 de março
Envio dos relatórios às Equipes do Censo das Secretarias: 11 a 16 de março
Divulgação na página do INEP: 17 de março
Período de Retificação: 17 a 31 de março
Verificação Internas no INEP: 1° a 9 de abril
Divulgação Final na página do INEP: 12 de abril.