ATENÇÃO, DIRETORES- Confiram nota técnica da SMS sobre a siuação epidemiológica das meningites em Salvador e as medidas recomendadas

22 de nov de 2007 - dev

Situação Epidemiológica das meningites no município de Salvado

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e se caracteriza pela presença de febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. Indivíduos de todas as idades podem ser acometidos, sendo a maior freqüência em menores de cinco anos de idade. Os casos podem ocorrer isoladamente, embora o aglomerado de casos (surtos) seja comum. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus e fungos e agentes não infecciosos, como algumas drogas e substâncias químicas. Das meningites de origem infecciosa, as principais são causadas por vírus e bactérias.

A meningite viral também chamada asséptica caracteriza-se por apresentar evolução rápida e benigna e quando causada por enterovírus, o quadro pode estar associado à diarréia, sintomas respiratórios, dor no corpo e erupção cutânea. As meningites bacterianas constituem um importante problema de saúde pública, pois apresentam quadro clínico grave, podendo evoluir para óbito. A sua classificação ocorre de acordo com o microorganismo que desencadeou a meningite, sendo as mais graves as causadas por Neisseria Meningitidis (Doença meningocóccica), Haemophilus Influenzae e o Streptococcus Pneumoniae. A meningite tuberculosa difere das anteriores em virtude da sua evolução lenta. É muito comum em crianças e recém-nascidos que residem em regiões onde o índice de tuberculose é alto. A vacina BCG, aplicada quando a criança nasce, protege contra essa forma de meningite, assim como a tetravalente protege contra a meningite por Haemophilus Influenzae.

No município de Salvador, até 10/08/2007, foram notificados 448 casos de meningites (dados do Hospital Couto Maia), destas 359 (80%) foram de etiologia viral ou bacteriana. As virais foram prevalecentes, correspondendo a 326 casos. Em 2007, está havendo um aumento, acima do esperado, do numero de casos de meningites virais, configurando a ocorrência de um surto de meningite de provável etiologia viral.

Mesmo durante surtos de meningites virais, benignas, podem ocorrer meningites de outras origens que iriam ocorrer de qualquer maneira; portanto, na suspeita de meningite, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência para os encaminhamentos adequados. A principal forma de transmissão das meningites virais se dá através da via fecal-oral, portanto, todas as medidas possíveis de higiene com os banheiros, lavatórios e bebedouros, além do reforço da necessidade de higiene pessoal de cada um, são medidas pertinentes, mesmo em épocas normais.
Em função da situação do aumento dos casos de meningite viral, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde juntamente com o Ministério da Saúde intensificaram as ações de prevenção e controle do surto, uma vez que não existe vacina contra as meningites virais. Entre as ações que estão sendo recomendadas destacam-se:

Medidas de higiene:
• Lavar as mãos antes das refeições, após utilizar banheiros, depois de manusear fraldas e/ou objetos sujos;
• Cobrir a boca e o nariz sempre que espirrar e tossir;
• Evitar aglomerados e ambientes fechados;
• Manter um ambiente arejado, limpo de forma a favorecer uma melhor ventilação;
• Em caso de aparecimento de sinais e sintomas como febre, dor de cabeça súbita, vômitos, rigidez de nuca recorrer ao serviço médico;

Medidas a aplicar pelas Instituições educativas
• Orientar aos pais ou responsáveis a procurarem o Serviço de Saúde quando do aparecimento de sinais suspeitos de meningite e informar de imediato à Secretaria Municipal de Saúde do seu Município.

Contatos: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador: 3611-6416 ou 3611-6417