Atividades físicas e incentivo à saúde na Orla de Salvador

05 de jan de 2011 - dev

A capital da alegria também passou a ser a capital da atividade física e de hábitos de vida saudável com a implantação do Projeto Orla 24 Horas. O lançamento da ação, uma parceria da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), foi realizado na manhã desta quarta-feira (05), no Jardim de Alah.

O projeto vai movimentar a capital baiana com atividades esportivas, culturais e artísticas até 30 de março e em 10 pontos da cidade – da orla de São Tomé de Paripe a Praia do Flamengo.

A abertura da programação foi marcada por um café da manhã para a população, além de aulas de ginástica e atendimento de saúde e nutrição. O evento contou com a presença do titular da Secult, João Carlos Bacelar, o coordenador de Esportes e Lazer da Secult, Edmilson Machado (Pombinho), do superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô), além de representantes de federações esportivas e profissionais da Educação Física.

A animação ficou por conta das fanfarras das Escolas Municipais Teodoro Sampaio e Fazenda Coutos, que iniciaram a apresentação com a execução do Hino Nacional. Alongamento e um aulão de ginástica aeróbica para cerca de 50 pessoas deram as boas vindas à população beneficiada e chamou a atenção dos pedestres que pararam para assistir a aula.

Segundo João Carlos Bacelar, o objetivo do projeto é incentivar a prática do esporte e lazer, além de ter poder de inclusão social, qualidade de vida e melhoria da saúde. “É um Programa multifacetado na orla mais bonita do Brasil. Queremos levar entrenimento e lazer sadios para população, incentivando, não só a melhoria do físico e da saúde, bem como o combate à violência utilizando o poder de inclusão do esporte”, afirmou entusiasmado.

A aposentada Vionildes Nunes, 71, caminha todos os dias às 6 da manhã no mesmo local e hoje pôde desfrutar de alongamentos, aeróbica e aula de abdominal acompanhada por instrutores. “Foi maravilhoso. A hora do meu lazer é a hora da ginástica, da minha saúde”, afirma. Nunes, que também fez orientação com nutricionista, disse que pretende participar das atividades do projeto todos os dias. “Vou voltar para casa zerada hoje. Alegre e feliz da Vida”, comemorou.

Já Maria de Souza Silva, 45 anos, deu uma pausa na sua rotineira caminhada por conta do encantamento com o aulão de ginástica. Ela nunca fez aulas de aeróbica, mas disse que vai voltar ao evento. “Vou marcar com minha prima para participar das aulas”, disse.

PARCERIA – Para Bobô, a parceria é importante, principalmente pela preocupação da prefeitura em conscientizar a população para práticas saudáveis. “Fico muito feliz pela parceria e torço para que os órgãos envolvidos dêem continuidade a esse projeto”, destacou. Segundo ele, o principal objetivo é o compromisso com a atividade física. “A população é vencedora, ganhadora de tudo isso. Pratique atividade física que você tem menos problemas de saúde”, aconselhou o ex-jogador.

De acordo com o coordenador de Esportes e Lazer da Secult, além da programação diurna, diversas atividades serão realizadas durante a noite na Curva da Paciência, Praia de Armação, nas quadras da Boca do Rio, Pituaçu, Jaguaribe e Piatã. “A intenção do prefeito é que as pessoas criem o hábito de fazer atividades físicas na orla em qualquer horário”, afirmou Pombinho.

Foto: Juliano Marques / Secom