Aula de Cidadania atrai pais e comunidade para escola

25 de jul de 2012 - dev

O projeto Sementes de Cidadania ganhou um grande reforço nesta quarta-feira (25). A atividade, realizada pela Secretaria Municipal da Edcuação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e que consiste em aulas semanais sobre o tema ministrada pelo secretário João Carlos Bacelar para os alunos do ensino fundamental, ganhou o aval e o interesse de pais de alunos e membros da comunidade, que lotaram o pátio da Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho para participar da ação.

A presença dos novos expectadores foi recebida com muita alegria e surpresa por Bacelar e todos os envolvidos no projeto, que já tem trazido resultados bastante positivos na rede municipal de ensino de Salvador. “É muito importante a participação dos pais no processo de aprendizagem das crianças. O maior presente que eles podem dar para os filhos é acompanhá-los no processo de aprendizagem e garantir a permanência na escola. A educação não é tarefa só do professor”, comemorou.

A gestora da escola, Zuleide Borges, agradeceu a importância que Bacelar está dando para rede e retribuiu fazendo uma apresentação com fotos de ações realizadas com a participação dos estudantes em diversas ações de Cidadania. “Hoje nos orgulhamos em dizer que ele é o nosso secretário. Podemos dizer que a educação do município vai bem graças ao trabalho realizado por Bacelar e sua equipe”, agradeceu.

No final da apresentação, a coordenadora regional de educação de Itapuã (CRE-Itapuã), Enaide dos Santos, fez questão de reforçar as palavras do secretário. “Não podemos esquecer nunca que o momento mais importante em nossas vidas é agora e que ajudar as pessoas próximas a nós é a coisa certa a se fazer”, conclui.

PROJETO – O Projeto Sementes da Cidadania propõe a ida do titular da Secult todas as quartas-feiras a uma escola, com o intuito de se aproximar ainda mais dos alunos da rede municipal de ensino e conhecer a realidade das unidades. A aula se baseia em três perguntas: “Qual o melhor momento para fazer as coisas? Quem é a pessoa mais importante? Qual a hora certa?”.

Algumas recomendações de como viver melhor, não maltratar os animais, respeitar as faixas de trânsito, não destruir os equipamentos públicos, jogar o lixo no lixo, não fazer xixi na rua, respeitar o próximo e não desperdiçar água sempre são debatidas no final da aula terminar a aula. Na próxima semana a escola que receberá o projeto é a Municipal Olga Metting, no bairro de Valéria.

O grupo de teatro do Centro de Arte, Educação e Cultura, Mário Gusmão (CEART), também fez uma apresentação sobre o tema e interagiu com alguns estudantes e familiares com questões sobre as três perguntas na qual a aula é baseada.