Aula de cidadania do secretário mobiliza escola no Subúrbio

10 de maio de 2013 - dev

Os alunos da Escola Municipal Anfilófio de Carvalho, em Periperi, tiveram uma manhã bastante animada nesta sexta-feira (10). Além da programação especial em homenagem ao Dia das Mães, os estudantes, acompanhado das mãe e alguns também dos pais, assistiram a aula de cidadania, ética e civismo ministrada pelo secretário João Carlos Bacelar, por meio do projeto Sementes de Cidadania, da Secretaria Municipal da Educação, (SMED). O evento contou com a presença do subprefeito do Subúrbio, Sosthenes Macedo.

O projeto propõe a ida do titular da Secult toda semana a uma escola, com o intuito de se aproximar ainda mais dos alunos da rede municipal de ensino e conhecer a realidade das unidades. Baseado no conto do escritor russo Liev Tolstoi, a aula se baseia em três perguntas – Qual o melhor momento para fazer as coisas? Quem é a pessoa mais importante? Qual a hora certa?. Durante o debate, os alunos interagem e fazem uma reflexão sobre as perguntas. No final, o secretário explica que o momento mais importante é o presente, a pessoa é a que está ao lado e o certo é ajudar ao próximo.

“Todas as aulas são muito importantes e nos fazem trocar muitas experiências e adquirir novos aprendizados, mas hoje estou especialmente feliz em ver este auditório repleto de alunos acompanhados pelas mães e alguns também pelos pais. A presença da família na escola é muito importante, e aliada a qualidade do ensino da escola, forma grandes cidadãos”, comemorou o secretário.

O grupo de teatro do Centro de Arte-educação e Cultura Mário Gusmão (CEART) fez uma apresentação sobre o tema da aula, animando e envolvendo os alunos. Também estiveram presentes pais de alunos e lideranças comunitárias.