Aula do secretário movimenta alunos da Municipal D. Arlete Magalhães

13 de jun de 2012 - dev

Cerca de 100 alunos do 6º e 9ª ano da Escola Municipal D. Arlete Magalhães, em Castelo Branco, assistiram, nesta quarta–feira (13), a aula do secretário Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, sobre Cidadania, Ética e Civismo. O grupo de teatro do Centro de Arte Mário Gusmão (CEART) fez uma apresentação sobre o tema da aula, animando e envolvendo os alunos.

As aulas fazem parte do Projeto Sementes de Cidadania que propõe a ida do titular da Secult todas as quartas-feiras a uma escola, com o intuito de se aproximar ainda mais dos alunos da rede municipal de ensino e conhecer a realidade das unidades.

Antes de começar, Bacelar explicou para os estudantes a sua função à frente da Secult. “Para o meu trabalho ter sentido é preciso que a escola funcione bem e que vocês entendam que a educação é a melhor arma para mudar a sua vida”, afirmou.

Baseado em três perguntas (qual o momento mais importante? qual a pessoa mais importante? e qual a hora certa?), o secretário fez com que os participantes fizessem uma reflexão referente as perguntas e no fim explicou que o momento mais importante é o presente, a pessoa é a que está ao lado e o certo é ajudar a quem precisar.

Bacelar também falou sobre cidadania, explicando para o público a importância do respeito ao próximo, conservar o mobiliário da escola e do patrimônio escolar, além da preservação do meio ambiente. “Essa aula foi ótima para que nós alunos possamos cuidar da nossa cidade, cada um fazendo a sua parte”, afirmou a aluna do 6º ano, Cínara Oliveira.