Aula inaugural abre ano letivo de Salvador

21 de fev de 2005 - dev

O ano letivo da Rede Municipal de Ensino já começou. Na última sexta-feira (18/02), no teatro do ICEIA, a Secretária da Educação, Maria Olívia Santana e o Prefeito de Salvador, João Henrique, apresentaram para aproximadamente 500 pessoas, entre elas professores, coordenadores, colaboradores e parceiros da rede, o calendário de 2005.

Durante o evento, o prefeito, firmou o compromisso de retomar a valorização do ensino público. “Temos o compromisso com a educação. Sabemos que é através dela que podemos mudar a situação do país. E é por isso que a nossa administração vai investir no ensino público para que possamos oferecer uma educação de qualidade e com o acesso democrático, pois todos devem ter direito a educação”, declarou o Prefeito João Henrique.
A Secretária, Maria Olívia Santana, reiterou as palavras do prefeito e afirmou que é necessário valorizar a figura do professor. “São os professores os verdadeiros responsáveis pelos valores instituídos nas salas de aulas. Um professor consciente, feliz na sua condição transmite a mesma sensação para os seus alunos,” declarou.

As novas diretrizes e os objetivos da atual gestão também foram expostos para os presentes no teatro do ICEIA. A secretária municipal de Educação, Maria Olívia Santana, bastante aplaudida em seu discurso, anunciou a informatização das matrículas para 2006 e a contratação imediata dos 380 professores concursados e dos 200 coordenadores pedagógicos.

O encontro durou cerca de 3h, divididas entre as declarações do prefeito e da Secretária, a palestra do professor Moacir Gadotti, “A educação na Cidade e a Cidade Educadora”, e a apresentação do coral do Liceu de Artes e Ofícios.
Os professores presentes se mostraram dispostos a compactuar com a SMEC, na busca por uma educação pública de qualidade. Ao fim do encontro, muitos dos presentes esperaram a Secretária Maria Olívia Santana, para apresentarem os seus votos de felicitação.