Aula sobre biodiversidade na Lagoa do Abaeté

28 de abr de 2010 - dev

Uma verdadeira aula sobre biodiversidade e preservação ambiental às margens da Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã. Foi assim que cerca de 30 estudantes do 3º e 4º ano da Escola Municipal Lagoa do Abaeté participaram, na manhã desta quarta-feira (28), de uma aula ao ar livre com o objetivo de plantar mudas nativas da região em torno da lagoa.

A iniciativa faz parte do Projeto “Preserve a Vida a Lagoa Agradece”, desenvolvido pela unidade escolar há mais de três anos, em parceria com o Grupo Nativo de Itapuã. Durante a aula ministrada sob uma Figueira (Fícus) pelo professor Lutéro Mauricio, integrante do Grupo Nativo, os alunos conheceram mais sobre o ecossistema local diferenciando espécies de plantas, das dunas, restinga e a lagoa.

Mais de 30 mudas de árvores como Aroeira, Cajueiro e Coqueiro, foram plantadas durante a atividade de plantio de mudas. “Eu plantei um cajueiro e aprendi que não podemos sujar as águas da lagoa pois ela ajuda a dar vida para o ecossistema” disse o aluno Gabriel Nascimento, de 9 anos. A conscientização pela preservação do meio ambiente é uma realidade existente dentro da Municipal da Lagoa do Abaeté, com isso o corpo docente escolar prima pela necessidade de desenvolver projetos voltados para a questão.

“A Lagoa é o quintal da escola e o contado direto dos alunos com este meio ambiente possibilita a sensibilização e a conscientização, fortalecendo o cuidado dos estudantes com o meio” destacou a professora da escola, Ruth Almeida. Ao final, como respeito a natureza e como forma de ressaltar a necessidade da preservação do local, todos abraçaram simbolicamente a lagoa.