Aulas ainda não começaram em apenas três escolas municipais

11 de mar de 2008 - dev

Em apenas três escolas da rede municipal de ensino, as aulas ainda não começaram. Nas outras 365 escolas e 47 Centros Municipais de educação Infantil as aulas já foram iniciadas. Recentemente, a SMEC iniciou um processo de reforma em 123 escolas da rede municipal. Na maioria das escolas as obras já se encerraram e em outras o processo de reformas não atrapalha as aulas. Já nas escolas Baha’i (Itapoan), Francisco Carlos Onofre (Federação) e São Domingos Sávio (Ondina) será elaborado um calendário especial para o ano letivo de 2008. O pagamento da Empreiteira Josmil, que realiza a obra de reforma da Escola Municipal São Domingos Sávio, será realizado dentro de sete dias.

No mais recente processo de municipalização, ocorrido no dia 14 de fevereiro, onde o Governo do Estado entregou 45 unidades de Educação Infantil à administração municipal, foi assinado entre as partes um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pelo Ministério Público Estadual, visando a transferência de unidades em condições físicas plenas para o processo de ensino e de aprendizado.

“Não houve um cuidado devido nas gestões passadas com o processo de municipalização. Assim, a Prefeitura assumiu a administração de diversas unidades de ensino em condições precárias. Desde 2005, iniciamos um processo de ampliação e reestruturação da rede física escolar”, afirma o coordenador de Estruturação da Rede Física Escolar, Francisco Chagas. Desde o inicio da atual gestão, já somam oito escolas inauguradas e quatro reconstruídas e ampliadas, além de quatorze completamente restauradas.

No dia 27 de fevereiro, a Prefeitura entregou à população de Cajazeiras VIII uma nova instituição de ensino: a Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti, com capacidade para 330 alunos, funcionando nos turnos matutino e vespertino e contando com laboratório de informática. Atualmente, 168 escolas possuem infocentros nas suas dependências. Até o final de 2004, somente 56 escolas tinham laboratórios de informática. E hoje (11) a Prefeitura está entregando aos moradores da Federação a Escola Aristides Novis, totalmente reformada.